Festival de Toronto aponta favoritos ao Oscar

Por talita
O mordomo da casa branca é um dos favoritos à estatueta | Divulgação O mordomo da casa branca é um dos favoritos à estatueta | Divulgação

Disputa ao Oscar 2014 ganha fôlego com o Festival de Toronto, um dos último eventos do calendário cinematográfico, que segue até próximo domingo. Saiba quais títulos críticos de cinema já apontam como certos na premiação.

‘Gravidade’

Elogiado na abertura do Festival de Veneza, a ficção científica de Alfonso Cuarón (“Filhos da Esperança”) sai na frente nas categorias melhor direção e melhor atriz para Sandra Bullock. Ela e George Clooney vivem astronautas à deriva no espaço, com pouco oxigênio e sem perspectiva de conseguirem voltar para a Terra

‘Philomena’

Premiada com o Oscar por uma ponta em “Shakespeare Apaixonado” (1998), Judi Dench volta a figurar entre as favoritas à premiação pelo papel-título da senhora em busca do filho que ela foi forçada a entregar para a adoção décadas antes.

‘O Mordomo da Casa Branca’

Sucesso de bilheteria nos EUA, o longa de Lee Daniels (“Preciosa”) protagonizado por Forest Whitaker e Oprah Winfrey foi rapidamente apontado pela crítica como um dos favoritos ao Oscar. Inspirado em uma história real, conta a trajetória de um mordomo negro que serviu oito presidentes americanos diferentes

‘Kill Your Darlings’

John Krokidas apresenta as origens da geração beat e o assassinato que quase fez o movimento literário implodir. Destaque para Daniel Radcliffe como um contundente Allen Ginsburg. O frisson em torno do ex-Harry Potter pode facilmente levar o longa à premiação.

‘Mandela: Long Walk to Freedom’

Outro ator que tem tudo para colher indicação é Idris Elba. Conhecido pela série “The Wire”, ele tem um papel de peso para conquistar enfim o cinema: o do líder sul-africano símbolo da luta antiapartheid. A cinebiografia, que vem sendo anunciada como definitiva, traz a Bond girl Naomi Harris na pele de Winnie Mandela.

‘12 Years a Slave’

Após o controverso “Shame”, o diretor Steve McQueen se inspirou em fatos reais para contar a história de um negro livre em meados do século 19 que é vendido à escravidão. O protagonista, Chiwetel Ejiofor, já é apontado na lista de melhor ator. 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo