"Beady Eye", segundo álbum de Liam Gallagher, se distancia do estilo do Oasis

Por Carolina Santos
Liam Liam Gallagher durante show em Londres | Hannah Johnston/Getty Images

O trabalho posterior ao de estreia é prova cabal para qualquer banda, principalmente para aquelas que mantiveram quase a mesma formação de um grupo anterior, que fez muito sucesso.

A Beady Eye, formada por ex-integrantes do Oasis e liderada por Liam Gallagher, volta a se reunir e mostra um trabalho mais “cool” e experimental no recém lançado “Be”, do que em seu disco de estreia, “Different Gear, Still Speeding” (2011). Talvez os fãs do álbum  anterior sintam falta do rock mais enérgico e estranhem a forte influência indie do produtor Dave Sitek, que além de guitarrista do TV On The Radio e do Jane’s Addiction, produziu trabalhos do Yeah Yeah Yeahs e outras bandas da cena alternativa.

Os falsetes de Gallagher, que em muitos momentos lembram os de Paul McCartney e John Lennon, continuam. A diferença é que o atual trabalho é bem menos pop e muito mais experimental, focado em detalhes de timbres e elementos sonoros. Porém, isso é importante frisar, ele não é menos comercial.

Talvez Liam queira desvincular aos poucos a Beady Eye do Oasis e busca dar personalidade própria, sem perder fãs, mas sim ganhar novos. “Flick of the Finger”, provavelmente abre o disco e pode ser considerada a melhor. A introdução com metais passa a sensação de uma busca mais intensa de Liam pela originalidade. É possível notar isso também em “Second Bite of the Apple”, quarta faixa, o quase sample de “Ando Meio Desligado”, dos brasileiros “Os Mutantes” (ou “The Zombies”?).

Mais maduro e mais bem trabalhado, o disco comprova para o próprio grupo que existe vida sem Noel. O amadurecimento pode ser a chave definitiva para sair das amarras do Oasis.

A nota triste é que os fãs do Beady Eye não poderão ver a banda tão cedo nos palcos. O guitarrista Gem Archer caiu da escada em sua casa e sofreu uma fratura no crânio. Com isso, todos os shows estão cancelados, sem previsão de retorno.

Loading...
Revisa el siguiente artículo