Marieta Severo vive uma dondoca no longa "Vendo ou Alugo"

Por Carolina Santos
Marieta Severo e Marcos Palmeira em cena do longa “Vendo ou Alugo” | divulgação Marieta Severo e Marcos Palmeira em cena do longa “Vendo ou Alugo” | divulgação

Esqueça a imagem certinha da dona Nenê do seriado “A Grande Família”, no qual Maria Severo, intérprete da personagem há 13 anos, dá um exemplo de ética no papel de mãe e esposa responsável. No longa “Vendo ou Alugo”, que estreia hoje, a atriz transgride.

Na pele de Maria Alice, uma dondoca falida, ela fuma maconha, vende doces eróticos inspirados no Kama Sutra e até traduz manuais de armas para traficantes para levantar grana.

Com direção de Betse de Paula, o longa mostra questões como a pacificação das favelas no Rio, a ilegalidade do jogo, a especulação imobiliária e até o consumo de maconha, apresentado de maneira leve e divertida, mas sem apologia.

A personagem Maria Alice vive com a mãe (Nathália Timberg), a filha (Sílvia Buarque) e a neta (Beatriz Morgana) em um casarão no Leme, na entrada de uma comunidade no Rio. Ela sobrevive de bicos ilegais, mas, para resolver seus problemas de vez, resolve vender o teto em que vive.

O filme foi o grande vencedor do Cine-PE deste ano, com 12 prêmios, entre eles o de melhor atriz para Marieta, melhor direção e melhor roteiro, além do cobiçado prêmio da crítica.

“Quando eu recebi o roteiro ainda em processo, vi que o filme tinha um olhar muito diferente, vesgo até (risos) sobre os cariocas e a vida no Rio de Janeiro, e permitia a gente retratar tudo sem julgamentos, mas com muito humor. Minha personagem é meio doida, o oposto da dona Nenê, que me marca há 13 anos. E esses foram pontos que me atraíram”, conta Severo, que, sem pudores, surge fumando maconha (de mentirinha, é claro) ao lado de Marcos Palmeira, que faz o motoboy Jorge.

“Ela fuma assim como quem escreve um livro. É mais uma coisa jogada no filme, assim como há o personagem que é pastor mas já foi ladrão [papel de André Mattos]. Há um baú de situações jogadas pela Betse com muita graça e leveza”, completa a atriz de 66 anos.

Loading...
Revisa el siguiente artículo