Quanto tempo levará para desenvolver uma vacina para coronavírus?

Por Nathalia Marques

Uma das dúvidas mais frequentes da população é sobre quanto tempo levará para desenvolver uma vacina para coronavírus. O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) explica que o desenvolvimento de vacinas leva tempo.

“Várias empresas farmacêuticas e laboratórios de pesquisa estão trabalhando em candidatos a vacinas. No entanto, levará muitos meses ou até anos para que qualquer vacina possa ser amplamente utilizada, pois ela precisa passar por extensos testes em ensaios clínicos para determinar sua segurança e eficácia”.

A agência ressalta que os ensaios clínicos são essenciais para a aprovação regulatória e geralmente ocorrem em três fases.

“O primeiro, envolvendo algumas dezenas de voluntários saudáveis, testa a vacina quanto à segurança, monitorando os efeitos adversos. O segundo, envolvendo várias centenas de pessoas, geralmente em uma parte do mundo gravemente afetada pela doença, analisa a eficácia da vacina no campo, e o terceiro faz o mesmo em vários milhares de pessoas”, finaliza.

LEIA TAMBÉM:

Loading...
Revisa el siguiente artículo