Cada vez mais BRT espalhado pelo mundo

Por fabiosaraiva

rodolfo-schneider colunistaNos últimos dez anos, o Brasil construiu 206 km em linhas de BRTs e possui quase a mesma quilometragem em planejamento ou construção. Mas, nesse período, quem mais investiu em linhas exclusivas para ônibus foi a China, com 538 km.

Segundo uma pesquisa do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, o crescimento no número de sistemas de BRT em todo o mundo foi de 383% na última década. Em média, os custos para implementação são menos de 10% dos gastos para sistemas de metrô, e 30% a 60% dos custos de sistemas como o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos).


Ninguém investiga?
É impressionante como cresce o número de roubos a caminhões de transporte de cargas no Rio. Veja só: a última estatística mostra que foram 544 roubos somente em outubro, uma média de 18 por dia!!! Isso representa um aumento de 84% em relação a outubro de 2013. Os mais atacados são caminhões de cigarro e eletrodomésticos. A quadrilha do Complexo do Chapadão, chefiada pelo tal do Playboy, rende o motorista, leva para a estrada do Camboatá e pega toda a carga. Outro dia ofereciam aos moradores uma caixa com maços de cigarro a R$ 10 e um latão grande de tinta da marca Coral a R$ 20.

 

Notinhas

PALMAS!!! A gente gosta de criticar o poder público (quase sempre com razão), mas algumas ações precisam ser elogiadas, até para que sejam perpetuadas. Vocês já repararam essas academias da Terceira Idade em praças do Rio? Ficam lotadas de idosos, orientados por profissionais de educação física e enfermagem. São ambientes para exercícios físicos, mas se tornam rodas de conversa, amizade e descontração para muita gente. É saúde em todos os sentidos! Que não abandonem o projeto jamais.

VAIAS!!! Neste domingo, pilotos profissionais vão se reunir às 9h para protestar contra a prefeitura pela inércia na construção de um novo autódromo no Rio. Fecharam o circuito de Jacarepaguá para obras da Olimpíada. Prometeram uma nova estrutura em Deodoro, mas, até agora, não há nem previsão para sair do papel. A manifestação será em frente ao Parque Aquático Maria Lenk, na Barra.

LEME LIMPA. Terminou a obra com novas galerias de esgoto no Leme. Passou a coletar o despejo dos morros da Babilônia e Chapéu Mangueira. A Cedae promete que a praia vai ficar limpinha.

CINTO APERTADO. Está difícil fechar as contas deste ano do Estado do Rio. Com os reajustes das categorias, como a PM, a folha cresceu bastante. O ano de 2015 será de aperto do governo Pezão.

Âncora da rádio BandNews FM e diretor de jornalismo da Band Rio, Rodolfo Schneider escreve às quintas-feiras.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo