Após três anos parado, lá vem o bondinho...

Por fabiosaraiva

rodolfo-schneider colunistaAté o fim deste mês, será inaugurado o primeiro trecho com o novo sistema de bondes de Santa Teresa, que vai da Carioca até o Largo do Curvelo. Representa 20% do trajeto total.

O próximo passo é permitir que os passageiros cheguem ao tradicional Largo dos Guimarães até o fim do ano. O trecho até o Silvestre estará totalmente concluído no final de 2015. O investimento total é de R$ 110 milhões.

 

Gratuito

No início da operação, a ideia é que o transporte seja gratuito. Depois, moradores de Santa Teresa serão cadastrados e pagarão preços menores. Enquanto isso, turistas terão tarifas mais salgadas.

 

Novos veículos

Ao todo, são 14 novos bondes com capacidade para 42 pessoas. Com a colocação do estribo lateral, não é possível ninguém viajar pendurado. No dia do acidente de 2011, havia 82 pessoas no bonde, que perdeu o controle e tombou, deixando seis mortos e 57 feridos.

 

Notinhas

Estranho. A rotina de tiroteios nos últimos dias em favelas “pacificadas” chama a atenção. Até mesmo comunidades como a Ladeira dos Tabajaras, outrora calma, passou a registrar confrontos. Tudo bem que sabemos da existência de traficantes nessas áreas, mesmo com as UPPs, mas esse enfrentamento constante mais parece uma forma de influenciar a eleição de domingo. Afinal, qual traficante quer a continuidade das ocupações?

Conheça o Metrô. Enquanto o Metrô para a Barra não fica pronto, o morador do Rio pode conhecer as futuras estações e túneis da Linha 4 em duas plataformas interativas, no Jardim de Alah e no Planetário da Gávea. A visita é gratuita, com imagens em 3D, maquete, tela touch e até holografia com detalhes da obra. No Planetário, de seg. a sex., das 7h30 às 17h30. Sáb., das 9h às 13h.

Vaga à vista. A Associação Brasileira de Recursos Humanos vai ajudar no processo de seleção dos 70 mil voluntários para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Uma tenda para inscrição será instalada no Largo da Carioca no dia 7, na 10ª edição do ABRH na Praça. O evento oferecerá oportunidades de emprego, orientação profissional e atendimento jurídico, entre outras iniciativas gratuitas.

Sinal verde. As obras da estrada Paraty- Cunha já podem ser retomadas. A Procuradoria Geral do Estado ganhou batalha na Justiça e cassou a liminar que havia paralisado as intervenções há 45 dias. A decisão foi do desembargador Guilherme Couto do Tribunal Regional Federal. A ação havia sido pedida pelo Ministério Público Federal sob alegação de problemas na licença ambiental.

Âncora da rádio BandNews FM e diretor de jornalismo da Band Rio, Rodolfo Schneider escreve às quintas-feiras.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo