Meritocracia já!

Por fabiosaraiva

odir-cunhaDemocracia é bom, mas meritocracia é melhor. A democracia exprime a vontade da maioria, mas e se a maioria for ignorante e desonesta? Pobre e podre do sistema que trata os educados e probos como minoria subordinada às vontades das massas ignaras. Não, esta coluna não trata de sociologia, mas de futebol. Porém, o que é o futebol se não uma expressão do ambiente social e político em que vivemos?

Veja que o Santos é o time de melhor campanha da Copa São Paulo de Futebol Júnior, cuja final será jogada amanhã cedo no Pacaembu. Se comparado ao Corinthians, seu rival neste duelo decisivo, o Alvinegro Praiano ganha em todos os quesitos. Vejamos: 7 vitórias, contra 6; 27 gols marcados, contra 19; 2 gols sofridos, contra 5; saldo de 25 gols, contra 14, 6 cartões amarelos, contra 10.

Mas na hora de dividir os ingressos para a final, a Federação Paulista de Futebol reservou aos santistas apenas 12 mil entradas, menos de um terço da capacidade do estádio. Qual seria a lógica disso? A de que a torcida do oponente é maior? Sim, mas isso não vem ao caso. O Pacaembu só comporta 40 mil pessoas, ou 1/62 da torcida do Santos em um raio de 100 quilômetros. Torcida, aliás, que detém o recorde de público do estádio, de um jogo contra o Palmeiras, em 11/12/1977 (73.532 pessoas).

Quanto mais jovem, mais um jogador pode se deixar influenciar pelo grito que vem das arquibancadas. Portanto, o Santos está sendo obrigado a jogar em campo adversário, apesar de ter realizado a melhor campanha e ser o atual campeão da Copa… Uma pena. E assim o futebol nos dá mais uma evidência dos males que o populismo pode trazer a uma sociedade que ainda não entendeu a importância de se valorizar, acima de tudo, o mérito.

Odir Cunha é jornalista multimídia com 38 anos de experiência, dois prêmios Esso e três da APCA. Escritor com 21 livros publicados, 10 deles sobre o Santos, é editor da Editora Magma Cultural, editor de conteúdo do Museu Pelé e dono do blog http://blogdoodir.com.br/ Escreve no Metro Jornal de Santos

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo