Dentro da farmácia

Por fabiosaraiva
coluna Aline Loureiro

As redes de farmácias se espalham por todos os cantos da cidade. É cada vez mais fácil encontrar uma drogaria oferecendo medicamentos, cosméticos e muitos outros produtos. Aline Loureiro, executiva de marketing da rede de Farmácias Pague Menos, conversa com a coluna.

Que estratégias de marketing são elaboradas pelo varejo farmacêutico?
É preciso levar em conta algumas características inerentes ao setor como: amplo mix de produtos oferecidos, produtos que dependem de prescrição médica e possíveis parcerias de trabalhos cooperados com distribuidores e indústria farmacêutica. O público de uma farmácia é bem equilibrado, tendo um percentual levemente maior do público feminino, principalmente mães de filhos pequenos. Com relação à idade, o destaque fica por conta da terceira idade. E o atendimento é muito importante, por isso, em todas as farmácias desenvolvemos, entre os funcionários, o programa “Eu Atendo de Coração” – que tem como principal objetivo atender bem as necessidades dos clientes para que eles sempre saiam satisfeitos e sintam-se cuidados.

 

E as oportunidades de mídia dentro das farmácias?
Por sermos a única rede do varejo presente em todas as unidades da federação, os fornecedores sempre buscam os melhores espaços para expor seus produtos. Mantemos setores de gerenciamento de categorias e produtos que utilizam estudos e pesquisas de mercado. Dentro de nossa percepção e experiência nas lojas, materiais de divulgação de atributos, benefícios e promoções de lançamentos são importantes para que o consumidor faça sua decisão de compra.

 

Que campanhas costumam fazer a diferença?
A construção e execução do branding elevam o valor percebido pelo consumidor, ou seja, as sensações de bem-estar provocadas por essas ações constituem um benefício emocional nessas pessoas que acabam associando às marcas e empresas. Esses estímulos gerados pela experiência de marca afetam de forma direta e indireta a fidelidade do consumidor. Eu acredito que as que mais dão resultados são as campanhas e ações que permitam ao consumidor ter essa experiência.

João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã. João Faria escreve no Metro São Paulo.

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