Você tem fã?

Por fabiosaraiva

Ciaco_4MBO sonho de toda marca é ter fãs. Mais do que gostar de um determinado produto, o grande desafio é fazer com que o consumidor seja um admirador da marca.  João Ciaco (foto), diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, revela os detalhes para coluna.

 

Como transformar o consumidor em fã?

Precisamos ir além do core business de nossos negócios. Hoje, uma indústria como a automotiva precisa oferecer uma série de serviços que extrapolam os carros, com o objetivo de envolver o cliente em uma esfera onde a comunicação e o contato com a empresa são constantes. Uma vez que a marca se torna relevante para o consumidor, ele passa a admirá-la. Deixa de ser apenas um consumidor para também ser um fã.

 

Qual o papel do marketing no
programa de relacionamento?

Ele tem um papel informativo e persuasivo muito importante. Antigamente, os consumidores viviam o processo de angústia da escolha, ou seja, eram poucos produtos e eles precisavam escolher aquele que melhor atendia às suas necessidades. Hoje, os consumidores vivem a angústia do excesso, ou seja, são muitos produtos e o desafio de escolher é grande. Por isso é importante entender seus anseios e necessidades dos clientes, funções que cabem ao marketing. A empresa precisa facilitar este processo de escolha (de compra) dos seus consumidores, criando mecanismos que tornem o ato de compra mais prazeroso e divertido. Temos algumas ferramentas com este objetivo, como os test drives que realizamos, a uniformização e cuidados dos pontos de vendas, os treinamentos da equipe de vendas, entre outras.

 

Como fazer a diferença na indústria automotiva?

A publicidade tem que assumir alguns riscos para inovar e ser criativa. Há uma série de novas tecnologias que podem e devem ser usadas na comunicação, com o objetivo de alcançar o nosso público em diferentes momentos. Na Fiat, procuramos olhar essas novidades como opções de publicidade, e sempre que possível investimos em inovação.

 

E a ideia de fazer um clube da marca?

Para a Fiat, relacionamento com clientes é uma das premissas do sucesso que a coloca na liderança do mercado automotivo. O Fiat Club surgiu do desafio da empresa em buscar ir além neste contato. A empresa já possuía o programa L´Unico desde 2008, focado em clientes que compravam os modelos mais completos. O Fiat Club chega como o caminho de irmos além, conversamos com todos os nossos clientes e fãs.

João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã. João Faria escreve no Metro São Paulo.

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