Muito além do visual

Por fabiosaraiva

Gisela-Schulzinger_Chief-Branding-Officer-PANDEO papel do design no mundo da publicidade é bem mais amplo do que se imagina. No caso das embalagens, por exemplo, os designers são fundamentais na estratégia de vendas e buscam trazer resultados significativos. Veja como o design pode fazer a diferença para as empresas no papo com Gisela Schulzinger, Chief Branding Officer da Pande.

 

As embalagens fazem diferença no ponto de venda?

As embalagens são um dos principais recursos hoje para a diferenciação no ponto de venda. Além da função de proteger e acondicionar os produtos, se tornaram uma espécie de mídia. Por meio da embalagem são passadas uma série de mensagens e informações. É assim que se reconhece os atributos diferencias do produto e consegue diferenciá-lo dos concorrentes. Por exemplo, uma marca que tem grande apelo de sustentabilidade, através da embalagem, escolhendo materiais de menor impacto ambiental ou criando um design mais limpo e “amigável”, consegue transmitir os conceitos relacionados a este posicionamento orientando a percepção do consumidor nesta direção.

 

Qual é o papel do design na embalagem?

Ao falarmos em design de embalagem é importante ressaltar que não estamos falando apenas do aspecto visual da embalagem e de sua linguagem gráfica, mas também de sua forma, ergonomia e funcionalidade. Em tempos em que os preços e as tecnologias estão niveladas e as opções de materiais para a fabricação das embalagens também, o que gera diferenciação para as marcas é o quanto elas conseguem ser inovadoras e criativas e, para isso, só há uma maneira: investir em design estratégico, inovação e na capacidade criativa dos designers.

 

Entre marcas e produtos o que é possível fazer hoje?

A única saída é inovar. A gestão da inovação dentro das empresas é um dos pontos fundamentais para a sustentabilidade e competitividade dos negócios. Empresas só sobreviverão se estiverem em sinergia com as necessidades do consumidor e trazendo novas propostas de produtos e serviços para um consumidor cada vez mais exigente.

 

Imagens traduzem uma sensação?

As imagens conseguem traduzir uma série de sensações, entretanto, é o conjunto organizado de todos os elementos que compõem a embalagem, como imagem, texto, forma, cor, material, etc. que realmente constrói o desejo e estimula o consumo do produto.

João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã. João Faria escreve no Metro São Paulo.

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