Marketing no cardápio

Por Tercio Braga

Não há dúvidas de que na cidade de São Paulo se come bem. São inúmeras opções de restaurantes oferecendo cardápios para todos os gostos. Como a publicidade pode fazer a diferença no setor? Rodrigo Picolo, executivo de marketing da rede Fogo de Chão, revela para coluna.

Quais os desafios da publicidade na gastronomia?

Aguçar o paladar é um dos principais objetivos. Conseguir alcançar esse objetivo, usando os demais sentidos, de modo que se desperte ao máximo o desejo do consumidor, é o maior desafio da publicidade dentro do segmento. Passar essa mensagem de maneira correta é uma arte e o resultado é o destaque do restaurante em meio à gigantesca oferta, atraindo os consumidores, além da construção e/ou fortalecimento da marca.

Numa cidade como São Paulo, como chamar a atenção?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Você tem que ter a estratégia certa, aliás, ela tem que ser cirúrgica e precisa. Além de uma boa campanha publicitária é preciso ser criativo para realizar algumas ações específicas que sejam relevantes para o seu público alvo. Se o restaurante já tiver uma marca e uma imagem consolidada isso fica um pouco mais fácil, mas não quer dizer que seja tranquilo, porque hoje a concorrência no ramo gastronômico está muito grande. O marketing não deve acontecer apenas da porta para fora, com as campanhas publicitárias, deve também acontecer da porta para dentro, com serviços e produtos de ótima qualidade, com a excelência no atendimento.

E o marketing dentro dos restaurantes?

Deve servir como apoio a toda operação dos restaurantes, provendo os materiais e informações necessárias para facilitar o trabalho nas lojas. Um departamento de marketing atuante deve ficar atento ao cotidiano do restaurante, os pratos ou produtos com maior saída, bem como os que precisam de um trabalho específico de divulgação.

Qual a estratégia da rede?

Realizamos campanhas anuais, além de ações estratégicas como festivais para promover alguns tipos de carnes específicas. Lançamos a campanha de 2014 diferente de todas as que já fizemos, porque é um pouco mais clean e sofisticada. Ela leva a mensagem “Fogo de Chão: o legítimo churrasco e ponto”. A intenção é que o ‘ponto’ signifique não apenas a carne ao ponto do consumidor, mas que represente também a Fogo de Chão como ponto de encontro para negócios, reuniões de famílias e amigos, ou ainda o ponto final quando o assunto é churrasco de qualidade.

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