Nas asas do marketing

Por fabiosaraiva

joao-fariaAs companhias aéreas colocam no ar suas estratégias de marketing para seduzir os clientes, vender destinos e posicionar a marca. Saiba mais sobre a disputa no setor na entrevista com Gianfranco Beting, diretor de comunicação e marketing da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Quais os desafios das companhias aéreas para dialogar com os consumidores?
Criar uma comunicação capaz de promover mais interação com clientes, colaboradores e entre outros públicos. Queremos estar em sintonia com o cliente, que hoje apresenta características especiais de um novo perfil de consumidor, muito mais consciente de seus direitos e objetivos. Por isso a Azul promove diálogos por meio de diversos canais de comunicação, que vão desde os tradicionais call centers até as mídias sociais. Com ferramentas como twitter, facebook, a Azul amplia todos os pontos de contato, apresentando um movimento de predisposição a ouvir e buscar a melhor solução para todos. Atualmente a Azul mantém 2,8 milhões de membros no Facebook e 175 mil no Twitter.

E a concorrência entre as empresas na publicidade?
A concorrência é acirrada e os investimentos não estão concentrados em um único veículo. Isso porque as ferramentas são diversificadas. Investimos tanto nos tradicionais meios de propaganda – anúncios em revistas, comerciais na rádio e televisão – como também nas relações com a imprensa e na comunicação em mídia social. Um ponto forte que faz a diferença na nossa comunicação é que temos mídias próprias: a rádio Azul, as revistas Azul Magazine e a TV a bordo, utilizadas para propagar a nossa marca e nossas ações.

Como surgiu a ideia da parceria entre a Azul e Band para a Copa do Mundo?
De um encontro meu com o Marcelo Mainardi, vice-presidente comercial da Band. A ideia atende uma constatação e uma necessidade: a constatação que estas duas empresas integram o país como ninguém, a Azul com suas asas e a Band como grupo de comunicação, ambas literalmente unindo todo o Brasil; e a necessidade de transportar a equipe e convidados da emissora durante a Copa do Mundo. Essa parceria é inovadora e ousada, como são a Azul e a própria Band. Ampliamos a presença de ambas as marcas, através das sinergias obtidas com a exposição da marca Band em duas aeronaves especialmente pintadas; em contrapartida, teremos exposição da marca Azul na grade de programação de rádio e TV.

João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã. João Faria escreve no Metro São Paulo.


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