Sabores gelados

Por fabiosaraiva

IMG_2786-(3)No Brasil, a categoria de sorvetes enfrenta três grandes desafios: penetração, frequência e consumo per capita. Apesar do crescimento em cada um deles, no país o sorvete está fortemente relacionado a ocasiões fora de casa como na praia ou no parque e o consumo per capita é um dos menores do mundo. Isabel Masagão, gerente de marketing de Kibon, revela mais do mercado de sorvetes no período do verão.

 

Como está dividido o mercado de sorvetes no Brasil

A Kibon é líder absoluta de mercado. Há mais de 20 anos somos Top of Mind da categoria e experts na fabricação de sorvetes. Recentemente fizemos investimentos significativos no maior plano de comunicação da nossa história e também em melhorias na fábrica – melhorando a linha de produção e formulações. Os nossos consumidores estão cada vez mais exigentes quando o assunto é inovação de produto. Por isso, todos os anos, a Kibon investe em pesquisa e desenvolvimento para trazer sempre o que há de melhor em qualidade e sabor dos lançamentos.

 

Qual o impacto do verão nas vendas/ano?

O verão é uma época de grande representatividade para a marca. Mas é importante ressaltar que a marca realiza ao longo de todo o ano ativações inusitadas, campanhas de comunicação diferenciadas, ações em redes sociais, pontos de venda e relacionamento direto com os consumidores.

 

Que estratégias a marca utiliza?

Para o verão, a marca trouxe novos sabores, um deles o Fruttare Mousse, que traz uma mistura de fruta (muito consumida nos períodos mais quente do ano), com a receita de mousse e baixa caloria. A linha Fruttare também traz de volta o sabor manga, atendendo a pedidos dos consumidores. Produzido com fruta natural, o produto chega ao mercado ao preço sugerido de R$ 2,50 (Sul e Sudeste) e R$ 2,25 (Norte e Nordeste). Completam a linha os sabores Cajá (disponível somente nas regiões norte e nordeste do país), Coco, Uva (disponível somente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste), Limão e Abacaxi, além das versões caseiras Morango, Banana e Yogo com frutas vermelhas. Além da linha Fruttare, Magnum e linha Kids também chegam com novidades. Em dezembro, a marca lançou um site para que os consumidores possam montar kits personalizados e comprar tudo por email. E a marca Magnum trouxe uma loja para personalização de picolé no shopping Iguatemi em São Paulo.

 

João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã. João Faria escreve no Metro São Paulo.

 

 

 

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