Mesa de bar

Por Carolina Santos

joao-fariaAs marcas de bebidas destiladas têm no bar (ou pontos de dose) alguns públicos com quem devem se relacionar. Entenda as estratégias e posicionamentos do uísque Chivas Regal na entrevista com Karen Ehrlich, Grouper das marcas Super Premium da Pernod Ricard Brasil.

Quais os desafios das bebidas destiladas nos pontos de dose?

Os pontos são muito pulverizados no Brasil e garantir a presença neles é um desafio constante. Além de distribuição, é importante entender as motivações do consumidor quando se está em um bar, balada ou restaurante. Pois assim, é possível oferecer a bebida certa, uma vez que as motivações que levam a escolha de uma dose ou outra dependem muito da ocasião e da companhia. Outro desafio constante das bebidas alcoólicas é conscientizar o consumidor da importância de não dirigir quando estiver bebendo.

E o barman?

A figura do barman é a peça chave das relações interpessoais que Chivas quer ressaltar na nova campanha global. Ele possui um papel que vai além de servir drinks, ele se relaciona com os clientes e observa tudo o que acontece ao seu redor. No Brasil, o barman vai muito além de só estar atrás do balcão preparando bebidas. Ele se relaciona e às vezes até cria uma relação de amizade com os consumidores. Chivas ressalta valores importantes que compõem o caráter de um homem, como o respeito, cavalheirismo e generosidade.

Por que apostar na comunicação digital?

Detectamos que a maioria dos nossos consumidores utiliza as mídias digitais como fonte de informação. Além disso, é no meio digital que conseguimos estabelecer uma conversa e uma proximidade com nosso consumidor, permitindo que eles interajam ainda mais.  As redes sociais têm o papel de integrar os usuários, facilitar as relações interpessoais e aproximar as marcas de seus consumidores. Chivas Regal preza muito pelo diálogo com o consumidor e pelo conceito Chivalry de respeito, cavalheirismo e generosidade. A campanha exalta a importância das relações interpessoais, pois o relacionamento hoje em dia é um fator determinante para o sucesso. Quando olhamos para a categoria de whisky, percebemos que ela está muito atrelada aos sentimentos de sucesso e poder. Mas, para a marca, ter sucesso está muito relacionado ao modo como você se comporta e se relaciona, e não apenas a uma boa situação financeira.

 

João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã

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