Temporada de testes está começando

Por fabiosaraiva

colunista helio-castronevesOi pessoal, tudo bom?

A nossa temporada de testes já começará na semana que vem e pelo fato de a gente ter terminado cedo o campeonato de 2014, a ideia é testar o máximo possível. Embora a categoria tenha uma política de restrição de testes em razão dos custos, a IndyCar estabelece uma janela para desenvolvimento. Além das datas para os fabricantes de chassis, motores e pneus, há também os testes coletivos e privados. Tudo isso faz parte da busca por melhor performance, mas sem comprometer o equilíbrio que é uma das características principais da Fórmula Indy.

Essa primeira bateria de testes será no Indianapolis Motor Speedway, entre os dias 23 e 24 de setembro. O objetivo será testar os novos pneus da Firestone para 2015. A parceria da IndyCar com a fábrica de pneus é muito sólida e temos tido ótimos pneus ao longo dos anos. Só que a busca pela melhor qualidade é uma constante. É por isso que, nem bem acabou o 2014 Verizon IndyCar Series e já vamos experimentar as novidades que a Firestone preparou.

Os compostos para 2015 estarão à nossa disposição para que seja possível medir o resultado da evolução não somente com o que for verificado na pista, mas também diante dos dados que já foram colhidos de maneira intensa em Indianápolis.

E bota dados nisso, pois durante a Indy 500, incluindo toda a programação de treinos livres, qualifying e corrida, são geradas muitas informações porque cada carro tem 33 jogos disponíveis. É da análise de tudo isso que vamos chegar ao pacote ideal para o próximo ano.

Castroneves e Will Power em Sonoma | Ezra Shaw/Getty Images Castroneves e Will Power em Sonoma | Ezra Shaw/Getty Images

Mas se nesse momento o foco serão os pneus, logo mais a gente vai poder testar os kits aerodinâmicos que deverão ser usados em 2015. Desde que o novo carro foi lançado, em 2012, temos usado um padrão de aerodinâmica desenvolvido pela Dallara. Só que agora as equipes poderão dispor de um leque maior de opções, pois mais gente poderá desenvolver também essa parte.

Sobre isso eu quero falar mais detalhadamente nas próximas colunas, mas uma coisa eu já posso adiantar. Até agora a aparência dos carros tem sido a mesma, mas com essa nova etapa do regulamento da IndyCar o fã vai começar a identificar algumas coisinhas diferentes em algumas equipes. Como isso poderá fazer uma diferença grande, o negócio será testar e ver o que acontece, mas desde já estou muito empolgado com isso.

Forte abraço para todos os amigos do Metro Jornal e semana que vem eu volto. Vamos que vamos!

Helio Castroneves, 39, nasceu em São Paulo e foi criado em Ribeirão Preto. É o piloto brasileiro com mais vitórias na Indy, com 28conquistas, e venceu três edições da Indy 500 (2001, 2002 e 2009). Disputa em 2014 sua 17ª temporada na categoria e 15ª pelo Team Penske.  

Loading...
Revisa el siguiente artículo