Filho, um projeto que dura 20 anos

Por Canguru no Metro

Uma das suas promessas de Ano Novo é, enfim, se tornar mãe ou pai? Saiba desde já que está dando o primeiro passo de um projeto de longo prazo: 20 anos de dedicação, no mínimo. Quem diz é Tânia Zagury, autora de 26 livros e uma das profissionais mais respeitadas do país quando o assunto é educação e família. Em entrevista a Canguru, Tãnia fala sobre os “Os Novos Perigos que Rondam Nossos Filhos”, tema que é título do livro que publicou em 2017.

Quais são os novos perigos que rondam os filhos?

Tânia Zagury: O mau uso das novas tecnologias pelos filhos e a acomodação dos jovens pais. Uma criança com o tablet na mão dá muito pouco trabalho, mas corre muito mais risco. Essa constante vigilância sobre os filhos dá muito trabalho, é cansativa e faz com que os pais tenham que abrir mão do seu próprio tempo. E não são todos que estão dispostos a isso.

Os pais não estão preparados para abrir mão das próprias vidas pelos filhos?

Ter uma criança que depende de você significa que você tem que se engajar neste projeto que é de, no mínimo, 20 anos de trabalho. Muitos se deixam levar pelo encantamento de olhar para o bebê de uma amiga no colo quando ele está todo fofo e de bom humor e não pensam que aquela mãe acorda até dez vezes na mesma noite.  Os novos pais têm que ter a consciência de que, ao decidir ter filhos, estarão abrindo mão de uma parte, pelo menos, de sua vida independente e pessoal.

Os pais da atual geração andam inseguros. Por quê?

Essa insegurança tem relação com uma série de fatores relacionados às mudanças da sociedade. As pessoas estão mais voltadas para o prazer pessoal do que para o dever, estão muito mais egocentradas hoje do que na geração anterior a essa. Outro fator são as mudanças advindas do próprio avanço tecnológico, que mudou bastante os contatos que os jovens e as crianças têm hoje com o mundo externo. Mais um fator é o fato de que, pela primeira vez na história da família, as mães saíram em massa para o mercado de trabalho e as crianças ficaram sem o pai e a mãe durante todo o dia. Isso levou os pais a se sentirem mais culpados em relação aos filhos e a não se sentirem confortáveis para exigir determinados tipos de conduta.

A canguruonline.com.br é uma plataforma de conteúdo sobre primeira infância e prestação de serviços para pais e educadores. A coluna Canguru no Metro

é publicada todas as terças-feiras, sempre neste espaço.

Loading...
Revisa el siguiente artículo