Odebrecht tinha jatinho para Lula chamar de seu

Por Metro Jornal Brasília

A Odebrecht colocou à disposição do ex-presidente Lula um jato executivo capaz de levá-lo a qualquer lugar do mundo, ora a serviço da empreiteira, ora para uso pessoal. Ele agia como se o jato fosse de sua propriedade. Integrantes da força-tarefa da Lava Jato suspeitam que o luxuoso Gulfstream G200 pode ter sido adquirido para o petista tão logo ele deixou a presidência da República, no final de 2010.

Conta-corrente

Uma das linhas de investigação é sobre a suposta compra do jatinho no âmbito da “conta-corrente” de Lula delatada pela própria Odebrecht.

Tripulação pessoal

A suspeita de “uso exclusivo” decorre da informação de que Lula teria escolhido pessoalmente a tripulação do Gulfstream.

Chamando de seu

Lula usou esse jato a serviço da Odebrecht ou cumprindo agenda pessoal, segundo revelou o ex-diretor Alexandrino Alencar.

Tráfico de influência

Alexandrino Alentar, que foi preso na Lava Jato, fez acordo de delação premiada e reforçou acusações de tráfico de influência contra Lula.

Comando da Justiça muda de mãos em setembro

O comando do Judiciário mudará de mãos em setembro, com a posse do paulista Dias Toffoli na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). E um grande amigo dele, ministro João Otavio de Noronha, assumirá a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). E, este ano, passará a chefiar a Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça o alagoano Humberto Martins, ministro do STJ.

Volta por cima

Toffoli foi recebido com certa reserva, ao ser nomeado, em 2009, mas conquistou o respeito do STF e aos 50 anos chegará à sua presidência.

Homem certo

Além de ser um dos ministros mais admirados, João Otavio de Noronha também construiu sólida liderança no STJ, que finalmente vai presidir.

Equilíbrio é o mote

O ministro Humberto Martins, próximo corregedor nacional de Justiça, é um mestre do relacionamento, mas também é austero nas decisões.

Defesa da corrupção

O PT promete começar no dia 13 seus “atos por todo o país” contra o julgamento do recurso no TRF-4, dia 24, de Lula, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 9,5 anos de cadeia.

Defesa da Justiça

Em contrapartida, o vigilante movimento “Vem Pra Rua” fará atos em defesa da Justiça e contra a corrupção em pelo menos dez cidades, como Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo.

Esses tucanos…

O deputado Otávio Leite (RJ) já havia prometido que seu partido, o PSDB, “tomaria a frente” de negociações para derrubar o veto ao Refis para pequenas e microempresas. Ainda continua em cima do muro.

PT superfatura filiados

O PT diz, em seu site oficial, que são 1.809.280 filiados ao partido. Mas em suas manifestações contra o “golpe”, contra o impeachment ou em defesa de Lula, jamais conseguiu reunir nem dez por cento desse total.

Boas notícias

O governo Temer comemorou esta semana o anúncio de que a inflação no Brasil em 2017 é a mais baixa desde 1998 (2,95%), mas celebrou também o índice para famílias mais pobres: 2,07%, o menor da história.

Rebaixamento é aviso

A nota sobre o rebaixamento da economia pela Standard & Poor’s (BB para BB-) deixa claro que o governo vai lavar as mãos se o Congresso não aprovar medidas fiscais, especialmente a reforma da Previdência.

Não deve dar tempo

O PT prometeu esta semana que a Comissão Executiva Nacional fará “reunião ampliada para reafirmar a candidatura de Lula à presidência da República” no dia 25. Mas só se ele ainda estiver solto.

Quase ninguém se importa

O abaixo-assinado contra a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho é, de longe, o menos relevante dos últimos anos: apenas 343 assinaram a petição no Change.org.

Pensando bem…

…neste Dia do Adulto, era de se esperar que muitos políticos agissem como tal. Mas eles ainda estão de férias.

ch
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo