Chás são alternativa natural para relaxar e melhorar o sono 

Por Angélica Banhara

A pandemia, o isolamento e a mudança de rotina estão aumentando a ansiedade e prejudicando o sono de muita gente. Alguns chás de ervas podem e devem fazer parte do nosso arsenal de estratégias para manter o equilíbrio físico e emocional diante desse cenário de angústias e incertezas.

"As ervas possuem propriedades terapêuticas e podem ser facilmente encontradas em mercados ou plantadas em qualquer cantinho da casa. Por isso se tornam uma alternativa natural para aliviar sintomas de ansiedade e ajudar a ter um sono melhor”, afirma Daniel Alan Costa, professor de fitoterapia na USP e coordenador do curso de pós-graduação em Naturopatia da UNIP, em São Paulo.

Costa destaca algumas ervas e seus benefícios:

  • Mulungu: também conhecido como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, é uma planta medicinal eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados ao estresse. "Devido às suas propriedades antidepressivas, sedativas e tranquilizantes, é indicado para sintomas de ansiedade, agitação, depressão, pânico e compulsão. Tem ação calmante e tranquilizante e é muito utilizado para tratar insônia e distúrbios do sono.”
  • Passiflora (folhas secas do maracujá): estimula a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e à sensação de bem-estar, aliviando sintomas de depressão. Também é indicada para combater a insônia. 
  • Alfazema/lavanda: conhecida por combater os sintomas da ansiedade, bem como da depressão e do estresse.
  • Melissa/erva cidreira: tem efeito ansiolítico leve, antimicrobiano e antiviral.
  • Camomila: calmante suave, indicada para quadros leves de ansiedade.
  • Erva-doce: expectorante e facilita a digestão.

 

Chá de alfazema, camomila e melissa 

1 colher de sopa de cada erva para 600 ml de água.

Método infusão: verter água fervente sobre as ervas e, em seguida, tampar ou abafar o recipiente por 5 a 8 minutos. 

Tomar 3 xícaras ao longo do dia. 

 

Chá de melissa, erva-doce e camomila

1 colher de sopa de cada erva para 600 ml de água.

Método infusão: verter água fervente sobre as ervas e, em seguida, tampar ou abafar o recipiente por 5 a 8 minutos. 

Tomar 3 xícaras ao longo do dia.

 

Chá de folhas de maracujá, mulungu e camomila 

1 colher de sobremesa de cada erva em 400 ml de água.

Método decocção: ferver as ervas por 3 a 5 minutos e, em seguida, tampar ou abafar o recipiente por 5 a 8 minutos.  

Tomar 2 xícaras: uma no início da noite e antes de dormir.

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