Cuide da qualidade do sono durante a quarentena

Por Angélica Banhara

Como anda o seu sono? Os especialistas têm falado bastante da importância de dormir bem para manter a imunidade e o bem-estar nesses tempos difíceis. O confinamento, o cenário de incertezas e a mudança nas nossas rotinas podem desregular não apenas no nosso humor, mas a qualidade do nosso sono.

Pensando nisso, a Associação Brasileira do Sono (Absono) disponibilizou uma lista de orientações para melhorar a qualidade do sono neste momento tão delicado. https://www.absono.com.br/assets/recqualidadevidaesono.pdf

1. Estabeleça uma rotina diurna.
Organize a sua agenda para o período de quarentena. Divida o tempo entre atividades profissionais (home office), físicas, intelectuais, convívio familiar, entretenimento e alimentação.

2. Estabeleça uma rotina noturna.
Mantenha um horário regular de sono: dormindo e acordando no mesmo horário, para respeitar o relógio biológico. Evite o uso de celular, computador e tablets pelo menos 1 hora antes de dormir (a luz azul da tela “engana” o cérebro, que interrompe a produção de melatonina, o hormônio do sono): prefira ler livros físicos ou ouvir música.

3. Deixe a luz entrar.
Exponha-se à luz natural abrindo as janelas assim que acordar para permitir que o ar circule e a luz chegue até você.

4. Cultive o contato consigo mesmo.
Pode ser por meio da meditação, prática de yoga, exercícios respiratórios.

5. Faça suas refeições em companhia.
Se mora com outras pessoas, crie o hábito de fazer as refeições juntos, à mesa, com a TV desligada.

6. Cultive o contato com a família.
Sem vocês moram juntos, procure conviver em harmonia, respeitando o espaço e o tempo dos outros. Organize-se para terem momentos juntos além das refeições: ver filmes ou séries, por exemplo.

7. Mantenha-se conectado com seus amigos.
Além de trocar mensagens, converse com eles por telefone ou videoconferência.


Angélica Banhara é jornalista e palestrante especializada em fitness, alimentação saudável e bem-estar. Foi diretora das revistas Boa Forma, Women’s Health e Men’s Health.

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