Colunistas

Dicas para manter o equilíbrio físico e mental na quarentena

Muita gente tem me escrito pedindo sugestões de atividade física para praticar em casa, leituras, meditação, enfim, dicas para enfrentar a quarentena em equilíbrio.

Listo, a seguir, algumas que já incorporei ao meu dia a dia — a ideia é afastar o medo, desânimo e ansiedade geradas pela epidemia do coronavírus.

Aulas de Superioga online. 
O Superioga é um método criado pelo mestre Paulo Junqueira a partir das posturas do hatha yoga, com dinâmicas e séries especiais para trabalhar força, flexibilidade, alongamento e equilíbrio, tudo sincronizado com a respiração. Planos mensais, semestrais e anuais a partir de 47 reais. bit.ly/OnlineSuperioga

Recomendados

Aulas Ao Vivo pelo Instagram.
Há uma infinidade, mas cito aqui algumas de profissionais / metodologias que conheço.
Obs: a conexão nem sempre é boa, por conta da sobrecarga de acesso.

@spinnsoul: o estúdio oferece aulas de Superioga e treino funcional.
@causaad: a personal e sua equipe oferecem treino funcional, alongamento e dança.
@innerbalance_bp: método de reorganização do movimento e consciência corporal criado pela fisioterapeuta e osteopata Bruna Petito.
@balletfitness: a criadora do método, Betina Dantas, dá as aulas que adaptam movimentos do balé ao ritmo de ginástica power.

Podcast Praticando o Bem-Viver, com Marcia de Lucca, no Spotify.
Marcia é referência em yoga, meditação e ayurveda. Ayurveda, termo em sânscrito para “conhecimento da vida”, é o sistema de cura mais antigo do mundo e propõe equilibrar o indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros como caminho para ser saudável e feliz. Clique para ouvir.

App Meditação Natura.
Desenvolvido em parceria com o Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, oferece práticas focadas em respiração, relaxamento, e mindfulness (atenção plena). Um jeito simples para começar a meditar. Disponível para Android e iOS.

Série Felicidade em Tempos Difíceis, no YouTube.
O especialista em Psicologia Positiva Henrique Bueno organizou 10 webinários (seminários transmitidos pelo YouTube) gratuitos, com especialistas internacionais, para nos ajudar a navegar nesse momento de complexidade e incertezas.


Finalizo com a sugestão de alguns livros que podem nos ajudar a passar por essa fase com a serenidade necessária.

• As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera, de Haemin Sunim.
Escrito pelo mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunim, o livro nos ajuda a entender os relacionamentos, o trabalho, as aspirações e a espiritualidade sob um novo prisma. Segundo Sunim, a forma como percebemos o mundo é um reflexo do que se passa em nossa mente. Quando nossa mente está alegre e compassiva, o mundo também está. Quando ela está repleta de pensamentos negativos, o mundo parece sombrio. E quando nossa mente descansa, o mundo faz o mesmo.

• Filosofia de Bem Viver, de Márcia de Luca e Lúcia Barros.
A proposta do livro é nos ajudar a mudar a vida sem ter que mudar de vida. A partir dos princípios do ayurveda, as autoras sugerem
pequenas mudanças que trazem saúde e bem estar físico e mental.

• Os 7 Inimigos do Coração, de Luiz Fernando Sella.
Sella é médico e especialista em Medicina do Estilo de Vida, que foca na prescrição de hábitos saudáveis para prevenir e tratar doenças. No livro ele deixa de lado as tradicionais causas físicas que afetam a saúde — como altos índices de colesterol, hipertensão, diabetes ou cigarro — e nos convida a refletir sobre como algumas emoções “roubam” as nossas energias e a nossa saúde.

Me acompanhe nas redes sociais!
Instagram . | . Facebook . | . YouTube

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos