Uma aula simples e rápida para fazer em casa

Por Angélica Banhara

Ficar em casa nesse momento é fundamental para ajudar a conter o avanço do coronavírus. Mas a quarentena tem sido um desafio para todo mundo… Os especialistas são unânimes ao destacar a importância de fazer alguma atividade física nesse período para manter a saúde física e mental e aumentar as defesas do organismo.

A médica Daniela Kanno, especialista em Medicina do Estilo de Vida, afirma que o exercício leve a moderado (como caminhada, ioga, alongamento) melhora a imunidade até de quem está doente. “Estudos mostram que pessoas doentes que fazem atividade leve ou moderada reduzem em até 50% o período de enfermidade.

A atividade física estimula a circulação e, por consequência, o sistema linfático (que expulsa as toxinas do corpo), reforçando o trabalho das células de defesa. Sem falar que a prática de atividade física ativa a produção de serotonina e endorfina, hormônios do bem-estar, e provoca a diminuição do cortisol, o hormônio do estresse — que prejudica a imunidade.

Além de jornalista, sou instrutora de Superioga. E esse momento que estamos vivendo me inspirou a montar uma aula simples, com posturas de ioga e exercícios que resgatam os movimentos naturais do corpo. A proposta é estimular a circulação, alongar, lubrificar as articulações, trabalhar a respiração e ativar a mente. Qualquer pessoa saudável pode fazer: adultos sedentários e ativos, idosos e até crianças.

Usei como base o Superioga aQItive, metodologia desenvolvida pelo mestre Paulo Junqueira, educador físico e criador do Superioga. "O Superioga aQItive tem como objetivo principal resgatar o movimento e ativar a energia vital do praticante. O chi (também conhecido como 'qi' e pronunciado como 'ki') é um conceito que vem da medicina chinesa. Trata-se da energia de vida, que se acredita estar em tudo e em todos no mundo”, explica Junqueira. Veja algumas imagens:

E completa: "A prática de exercícios body&mind — corpo e mente — é de extrema importância para atualidade, pois enquanto você estimula os músculos, sua mente se mantém conectada ao movimento, baixando os índices de cortisol e promovendo uma melhora na saúde geral”.

A aula de Superioga aQItive está disponível gratuitamente no Youtube. Assista abaixo: 

Experimente, compartilhe com a família e amigos!

 

Me acompanhe nas redes sociais!
Instagram . | . Facebook . | . YouTube

Loading...
Revisa el siguiente artículo