Apoio no cinema

Por Omelete

O câncer é bastante comum atualmente, por isso está presente em diversos filmes. Mas será que esses longas têm qualidade? Vale a pena assisti-los?

Segundo a psico-oncologista Lola Andrade, sim! Ela afirma que eles contribuem para desmitificar a doença, ajudando pacientes e familiares a lidar com o diagnóstico. Por outro lado, ela diz ser necessário tomar cuidado com outros, que romantizam ou dramatizam a doença de forma desnecessária.

Entre os vários filmes que abordam a temática, ela dá uma lista de alguns longas de qualidade sobre câncer.

50% (EUA, 2011)

Baseado em uma história real, o longa conta a história de um jovem de 27 anos, interpretado por Joseph Gordon-Levitt, diagnosticado com câncer. Para enfrentar o tratamento com otimismo e bom humor, ele recebe a ajuda de seu melhor amigo (Seth Rogen) e de sua analista (Anna Kendrick).

Antes de Partir (EUA, 2007)

Os protagonistas, interpretados por Morgan Freeman e Jack Nicholson, são de origens totalmente diferentes e se tornam amigos ao dividir o mesmo quarto de hospital. Os dois são terminais, então viajam o mundo para aproveitar ao máximo os últimos meses de vida.

Truman (Espanha, 2016)

Dois amigos de infância se reencontram após anos. Um deles, Julián (Ricardo Darín), descobre que seu câncer se espalhou e não há o que fazer. Ele, então, decide interromper o tratamento para, junto com o amigo (Javier Cámara), buscar um novo lar para o cachorro do protagonista, Truman, que dá nome ao filme.

A culpa é das estrelas (EUA, 2014)

Uma adolescente muito abalada pelo tratamento de seu câncer de pulmão é convencida pela mãe a frequentar reuniões de apoio, onde conhece um adolescente, bastante extrovertido, aparentemente curado de um câncer ósseo. Os dois se apaixonam e ele a convence a viajarem juntos.

Um amor para recordar (EUA, 2003).
Neste romance, uma estudante religiosa se apaixona pelo menino mais popular da escola, que costumava tirar sarro dela. Quando os dois precisam interpretar uma peça teatral juntos, ele descobre que ela tem câncer terminal, então foca em realizar seus últimos desejos.

Biutiful (Espanha e México, 2011)

Uxbal (Javier Bardem) é pai solteiro de dois filhos, coordena vários negócios ilegais e ainda afirma poder falar com os mortos, lucrando em cima disso. Ao descobrir que tem um câncer terminal e poucos dias de vida, ele se vê obrigado a resolver a própria vida, inclusive retomando contato com a ex-mulher.

Loading...
Revisa el siguiente artículo