Colunistas

Viva Melhor: Hábitos saudáveis evitam doenças crônicas por mais 10 anos

Novo estudo publicado este mês no British Medical Journal mostrou o impacto de ter um estilo de vida saudável para a prevenção de doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares e câncer em pessoas acima dos 50 anos.

A pesquisa, desenvolvida por cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA), da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã e da Universidade de Berna (Suíça) reuniu dados de mais de 110 mil pessoas.

Foram considerados cinco parâmetros de estilo de vida saudável:

Recomendados

• Não fumar
• Ter índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9
• Praticar atividade física de  moderada a vigorosa (inclusive caminhada rápida) durante pelo menos 30 minutos por dia
• Beber moderadamente (mulheres: de 5 a 15 gramas de álcool/dia; homens de 5 a 30 gramas de álcool/dia) e
• Ter uma alimentação equilibrada.

O objetivo do estudo foi analisar até quanto tempo a mais uma pessoa com 50 anos poderia viver sem quaisquer tipo de doenças.

Em média, os resultados mostraram que as mulheres que adotaram de entre quatro e cinco dos hábitos saudáveis acima poderiam viver mais 34 anos sem doenças crônicas. Este valor baixa para 23 anos para as mulheres que não tinham nenhum destes hábitos.

Os homens adeptos de um estilo de vida saudável podem viver, em média, 31 anos mais a partir dos 50 anos sem doenças. Este número baixa para 23 anos no caso de não seguirem nenhum dos hábitos acima.

O estudo concluiu ainda que homens e mulheres que fumam mais de 15 cigarros por dia e ou que tenham índice de massa corporal acima de 30  estão mais suscetíveis de desenvolver problemas como câncer, diabetes ou doenças cardiovasculares.

Mais um estudo confirmando aquilo que a gente já sabe. Então, vamos fazer a nossa parte para viver mais e melhor? Não precisa esperar chegar aos 50 anos!

Me acompanhe nas redes sociais!
Instagram . | . Facebook . | . YouTube

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos