Os 6 melhores exercícios para quem tem tendência a engordar

Por Angélica Banhara

A gente sabe que a genética tem influência sobre a obesidade e a ciência há tempos reconhece a importância da atividade física regular para combater o problema. O que acabamos de descobrir é que alguns exercícios podem ser mais eficientes que outros para as pessoas com tendência a engordar.

Pesquisa da Universidade Nacional de Taiwan, publicada recentemente na revista PLOS Genetics, revelou que determinadas atividades podem modificar o risco genético da obesidade.

A corrida moderada (jogging ou trote) lidera a lista com os melhores resultados, seguido por práticas longas de yoga, escalada (alpinismo), caminhada rápida, caminhada e algumas modalidades de dança.

Os pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan analisaram dados de 18.424 chineses entre 30 e 70 anos. O estudo considerou  cinco indicadores de obesidade: índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura corporal, circunferência abdominal, medida dos quadris e relação cintura-quadris. Resultado: entre as 18 modalidades de exercício praticadas pelos participantes, 6 foram capazes de atenuar os efeitos genéticos em pelo menos um indicador de obesidade.

A corrida moderada foi a única atividade capaz de interferir em três indicadores — o que levou os pesquisadores à conclusão de que esse é o melhor exercício para quem tem tendência a engordar.

A corrida moderada e o yoga mostraram resultados positivos não apenas em relação à diminuição dos indicadores de obesidade, mas também atenuaram a predisposição genética a engordar.

Outras descobertas interessantes: praticar diferentes tipos de atividade física reduz os efeitos genéticos da obesidade e os benefícios do exercício físico regular são mais impactantes em indivíduos com maior predisposição à obesidade.

O estudo também analisou atividades físicas como natação, ciclismo, alongamento e danças baseada em jogos (como Just Dance) e concluiu que não evitam os efeitos da genética sobre a obesidade.

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Angélica Banhara é jornalista e palestrante especializada em fitness, alimentação saudável e bem-estar. Foi diretora das revistas Boa Forma, Women’s Health e Men’s Health.

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