Resiliência: A Incrível Arte de Resistir

Por Vânia Goulart

Quando tudo parecer estar fora do lugar e você se sentir perdido, lembre-se: é neste momento que é possível conhecer a sua resiliência.

Fazendo uma metáfora, a resiliência, ou capacidade de resistir às intempéries da vida, pode ser comparada à resistência de um bambu, que enverga, mas não quebra.

Resiliência significa conseguir deixar a tempestade passar, sofrer, flexibilizar-se, mas permanecer no lugar. Nenhuma tempestade dura para sempre, mas também nenhum dia de sol, tudo é passageiro. No campo da Física, a resiliência é conhecida como a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sido tensionado. Essa é uma competência como várias outras: não nasce conosco, é preciso desenvolvê-la e potencializá-la.

Recentemente, li uma frase que representa o que estamos falando: “atravessando os momentos mais difíceis de sua vida, você conhecerá o melhor de si e o pior de algumas pessoas”. Concordo e quero destacar essa primeira parte da frase – “Conhecer o melhor de si”. Tudo aquilo que é preciso para seguir em frente está dentro de você. Você é capaz de realizar tudo que quiser, tua força está pronta para te proteger, só precisa ser despertada, acessada.

Essa é uma razão que diferencia as pessoas de sucesso daquelas que fracassam. Não olhe apenas para o problema, considere principalmente o que já deu certo na sua trajetória. Ficar pensando nos problemas só afasta você do caminho da felicidade ou da solução.

Uso em minha vida uma fórmula muito boa: Felicidade = Expectativa – Realidade

Muitas vezes, você sonha, se esforça, cria expectativas, mas fica paralisado diante das dificuldades, esperando soluções. Esse cenário não leva à evolução. Seu resultado será sempre proporcional ao teu esforço, a dedicação depende muito mais de como você reage às circunstâncias do que da aparição ou intensidade delas.

Construa suas soluções, procure aprender com cada oportunidade. Busque ressignificar as dificuldades como oportunidades para o aprendizado. Ser resiliente é retomar o seu estado natural.

Vamos juntos!

Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo