No início de 2015 a professora Carolina Padilha fundou um programa muito interessante e inédito no Brasil, o Carona a Pé. A ideia é sensibilizar e capacitar pais e crianças para que eles caminhem juntos rumo à escola. Os grupos que moram próximos saem diariamente a pé, em horário pré-estabelecido, seguindo uma rota determinada.
Em conversa com o Pro Coletivo, Carolina contou sobre as novidades do projeto, que cresceu e hoje envolve dez escolas públicas e privadas em São Paulo e em Belo Horizonte, e mostrou as inúmeras vantagens de adotar o transporte a pé para levar os filhos à escola. “É um equivoco pensar que isolar as crianças significa protegê-las. Quando as crianças caminham e ocupam os espaços públicos suas necessidades se tornam evidentes e isso faz com que os adultos repensem esse espaço. Afinal, uma cidade que é boa para as crianças também é boa para todos”, diz Carol Padilha.
E o que a rua pode ensinar às crianças e aos seus pais? “Que o espaço público é rico, diverso e de todos. É circulando pelas ruas que boas perguntas e reflexões surgirão, principalmente do que não está bom e/ou poderia melhorar”.
Recomendados
Gari devolve Iphone ao dono após encontrar o aparelho no chão
Litoral de São Paulo registrou sensação de calor de 47ºC, diz Climatempo
Já ouviu falar de ansiedade climática?
Durante esses quatro anos em que vem caminhando diariamente com crianças e pais, Carol aprendeu que o tempo e o olhar dos pequenos é muito diferente do olhar dos adultos. Elas precisam, por exemplo, de mais tempo para atravessar a rua: os tempos semafóricos de travessia são insuficientes para crianças e idosos. “Elas se sentem pouco incluídas na cidade, até mesmo em áreas escolares. São plantas com espinhos, lixeiras muito altas… Parte do nosso trabalho é escutar atentamente as crianças e os pais e levar essas necessidades para a esfera pública, para gerar mudanças que melhorem a vida da parte mais frágil, o pedestre”.
Hoje, quando implementa o Carona a Pé em uma escola, a taxa de adesão é alta: 30% dos estudantes passam a ir com os grupos. O que conta para as crianças, além da sensação de pertencer a um grupo e da interação com os colegas, é o bem-estar que as caminhadas geram e a possibilidade de observar o percurso e participar da vida da cidade. “Depois que o Carona a Pé começa ele engaja toda a escola, o comércio local e faz com que várias pessoas repensem a organização das cidades, e isso é incrível! Todos querem uma cidade mais humana, mas para isso são as pequenas escolhas diárias que importam, por exemplo se vai de carro ou vai a pé!”, diz Carol, lembrando que para saber mais sobre o programa ou implantá-lo em sua escola basta entrar em contato pelo site www.caronaape.com.br ou pelas redes sociais.