Dicas para comer saudável fora de casa

Por Angélica Banhara
coluna angélica Reprodução

Diante da quantidade opções dos bufês e restaurantes por quilo, quem nunca acabou comendo mais do que deveria? Depois de anos comendo na rua e entrevistando nutricionistas, listo aqui as minhas dicas para montar um prato saudável onde você estiver.

No self service ou no quilo
  • Tenha em mente uma sugestão de prato equilibrado: pelo menos metade do espaço ocupado por verduras e legumes (crus e cozidos, refogados ou assados). Você pode dividir a outra metade entre uma carne magra (ou peixe, frango, ovo) e arroz com feijão (ou massa, ou batata).   
  • Antes de se servir, dê uma olhada geral para ter uma ideia do que vai colocar no prato. Assim, o risco de exagerar é menor.
  • Monte um prato colorido. A natureza é sábia: os nutrientes têm cores diferentes, então, quanto mais coloridos os alimentos escolhidos, mais saudável será o seu prato.
  • Comece pela salada. Rica em fibras e vitaminas, ela dá saciedade.
  • Evite molhos prontos e cremosos. Tempere as folhas com um fio de azeite e aceto balsâmico ou mostarda. E evite sal.
  • Prefira o arroz integral: ele é rico em fibras e muito mais nutritivo que o branco.
  • Coma o arroz (integral, de preferência) com feijão. A dupla é uma excelente combinação nutricional (muito superior a qualquer massa).
  • Se optar por massa, prefira com molho de tomate. Os molhos brancos, rosés e gratinados são gordurosos e pobres em nutrientes.
  • Evite fritura. Além de nada saudáveis, qualquer alimento frito chega a ter três vezes mais calorias.
  • No dia-a-dia, evite tomar líquidos durante as refeições.
  • Deixe a sobremesa para os fins de semana.
No jantar a la carte 
  • Dispense o couvert de pães e patês. Você pode dividir uma entrada ou uma salada.
  • Troque a batata-frita do acompanhamento por batata assada ou legumes grelhados ou no vapor.
  • Divida a sobremesa.
  • Pegue leve nas bebidas alcóolicas.
 
Confira no site o Fit Food Week, festival de gastronomia saudável que acontece até dia 2 de junho em São Paulo.

 

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