Como manter o clima de namoro depois dos filhos

Por Ivana Moreira

Como manter o clima de namoro depois dos filhos

Vocês viveram em clima de romance até que os filhos chegaram. Depois das crianças, os conflitos tornaram-se frequentes e vocês foram ficando distantes. Esse filme não passa só na sua casa. A tarefa de criar um novo ser humano costuma trazer à tona as diferenças entre os parceiros. Consultora da plataforma de educação parental Phitters, a psicóloga Natasha Bazhuni dá cinco dicas para ajudar pais a manter o clima de namoro em casa, criando um ambiente mais saudável para o desenvolvimento dos filhos.

Reclame de forma positiva. Não deixe de expressar o que incomoda, mas não faça reclamações nocivas, carregadas de sarcasmo.  Em vez de dizer “eu sei que isso não é verdade”, diga “eu fico triste quando não me conta tudo”.

Aceite que o conflito é saudável. Cônjuges que se esquivam de desentendimentos podem passar anos juntos ignorando ou minimizando suas diferenças. Mas, quando surgem situações desafiadoras como perda de emprego, tendem a ficar emocionalmente distantes. É importante compartilhar emoções fortes, falar sobre sentimentos e insatisfações, sem medo do conflito.

Use raiva como catalisador. Como todas as emoções, há uma lógica e um propósito na raiva. Ela nos energiza para agirmos mais prontamente. Ao expressar a raiva de forma que seu parceiro entenda melhor seu ponto de vista, você terá menos ressentimento e mais resolução de problemas.

Gratidão e reconhecimento como antídotos. Uma das chaves para manter um casamento feliz é continuar perseguindo manifestações de admiração. Quando há esforço consciente para expressar carinho em voz alta, o relacionamento geralmente melhora. Encontre desculpas para oferecer elogios.

Problemas perpétuos. Todos os relacionamentos experimentam diferenças que não desaparecem. Mas vocês podem viver pacificamente com isso. Fale sobre elas de maneira aberta e produtiva. Procure ter senso de humor em situações de conflito.

Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo