Colunistas

Viva Melhor: 75% dos brasileiros dormem mal

Os médicos são unânimes: ter um sono reparador — ou seja, dormir bem, é fundamental para a saúde e o bem-estar. No entanto, 75% dos brasileiros apresentam queixas em relação ao sono, segundo dados Associação Brasileira do Sono (ABS). As principais reclamações estão relacionadas à insônia — episódios de falta de sono atingem metade da população — e à apneia do sono, que é interrupção do fluxo de ar pelo nariz ou pela boca por pelo menos dez segundos), que e atinge cerca de 40% dos brasileiros. Vale lembrar que a insônia é considerada um distúrbio do sono quando a dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo durante toda a noite persiste por três meses.

“As pessoas que dormem mal têm mais riscos de desenvolver ou antecipar o aparecimento de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto e problemas cardíacos”, afirma a neurologista Andrea Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono (ABS). Sem falar no cansaço crônico e aa falta de energia decorrentes das noites mal dormidas…

O assunto esteve em evidência na última semana, por conta do Dia Mundial do Sono (15 de março). No Brasil, associação promoveu a Semana do Sono 2019 com o tema “Dormir Bem É Envelhecer com Saúde”.

Recomendados

Confira os principais sinais de que seu sono não vai bem

  1. Dificuldade de concentração
  2. Dificuldade para expressar emoções
  3. Incapacidade para resolver problemas
  4. Irritabilidade e alterações de humor
  5. Problemas de memória
  6. Sonolência excessiva durante o dia

Fatores que pode perturbar o sono

  1. Questões ambientais (barulho, claridade, temperatura desconfortável)
  2. Hábitos pouco ou nada saudáveis (falta de atividade física, ciclos irregulares de sono, excesso de álcool ou bebidas com cafeína)
  3. Estresse
  4. Fatores emocionais (depressão, ansiedade)
  5. Menopausa
  6. Problemas de saúde
  7. Alguns medicamentos
  8. Trabalho por turnos
  9. Alteração de fusos horários

Quer saber mais? Clique aqui e baixe a Cartilha do Sono, elaborada pela Associação Brasileira do Sono

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos