Viva Melhor: Os 8 alimentos funcionais que turbinam a sua saúde

Por Angélica Banhara

Não é de hoje que a nutrição e a medicina estão de mãos dadas para prevenir e tratar doenças, principalmente as crônicas, como diabetes, hipertensão, problemas do coração e obesidade. "Há 2500 anos, Hipócrates, considerado o pai da medicina, declarou: 'Faça do seu alimento seu medicamento’, conta nutricionista Carolina Pimentel, PhD em Ciência da Nutrição. No século 20, a ciência comprovou a eficácia dos compostos bioativos presentes em alimentos, que ganharam o nome de funcionais. Eles contém substâncias capazes de beneficiar a saúde, contribuem para o bom funcionamento dos órgãos e ajudam a combater doenças.

Como o segredo de uma alimentação saudável é a variedade e o equilíbrio, Carolina selecionou um alimento funcional de cada grupo, fontes de nutrientes essenciais para otimizar a saúde e o bem-estar.

Angélica

Grupo do pão, batata, macarrão
1. Cereais integrais: as fibras regulam o intestino e auxiliam na prevenção das doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Grupo das frutas, legumes e verduras
2. Frutas e vegetais coloridos: antioxidantes (cítricos, espinafre, couve-flor), carotenoides (tomate) e flavonoides (uva) combatem os radicais livres, melhoram a saúde do coração e regulam as funções do corpo.

Grupo do leite, queijo e iogurtes
3. Iogurte com probióticos: melhoram o funcionamento do intestino e estimulam o sistema imunológico.

Grupo das carnes, aves, peixes e ovos
4. Sardinha e peixes de águas profundas: ricos em Ômega 3, melhoram saúde do coração e do cérebro.

Grupo dos feijões e oleaginosas
5. Soja (isoflavonas e proteína de soja): são repositores hormonais naturais para as mulheres e diminuem o risco de infarto.

Grupo dos óleos e gorduras
6. Azeite: o hidroxitirosol, antioxidante, combate os radicais livres.

Grupo dos açúcares e doces
7. Chocolate amargo: os polifenóis do cacau, antioxidantes, combatem o envelhecimento das células.

Bebidas
8. Café: a cafeína e os compostos fenolicos estimulam o sistema nervoso e são antioxidantes.

*Angélica Banhara é jornalista e palestrante especializada em fitness, alimentação saudável e bem-estar. Foi diretora das revistas Boa Forma, Women’s Health e Men’s Health.
Instagram: @angelicabanhara

Facebook: /angelica.banhara

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