4 dicas simples e eficientes para aliviar a dor no pescoço

Por Angélica Banhara

Ela está entre as campeãs de reclamações nos consultórios, chegando a superar as queixas de  dor nas costas. “As principais causas de dor no pescoço e na região cervical são excesso de tensão, estresse e má postura: diante do computador e ao olhar muito tempo para baixo, para o celular, por exemplo”, afirma a fisioterapeuta Bruna Petito, de São Paulo.

"Quanto mais dor na cervical, mais tenso fica o pescoço. A pessoa projeta o pescoço para a frente e isso atrapalha a  postura de um modo geral: em pé, sentada, ao caminhar… E a dor acaba refletindo em outras partes do corpo, como as costas.

A seguir, a fisioterapeuta dá algumas dicas para aliviar a tensão na cervical.

  1. Quando estiver muito tempo em uma mesma posição, fique atento à postura. Se estiver sentado, alongue as costas, perceba se o topo da cabeça está alinhado com o resto do corpo e sinta o apoio nos ossinhos do bumbum. Não cruze as pernas: mantenha os 2 pés apoiados no chão.
  2. Quando sentir tensão no pescoço, coloque as mãos na parte de atrás e aperte a região toda como se fosse uma esponja, levando o queixo para baixo e voltando, em movimentos lentos.
  3. Deixe a cabeça cair para um lado, relaxe os ombros e gire suavemente o ombro oposto para trás, alongando a lateral do pescoço. Mantenha as costas alongadas e respire profundamente durante os movimentos. Repita para o outro lado.
  4. Para olhar no celular, levante o aparelho na altura dos olhos em vez de abaixar a cabeça. E relaxe o maxilar, como se deixasse escorrer água da sua boca.

Bruna é especialista no Método Franklin de reorganização do movimento. A metodologia, cientificamente comprovada e aplicada ao redor do mundo, propõe repensar e reprogramar o modo como nos movimentamos para explorar nosso potencial máximo de saúde e bem-estar.

Confira a seguir alguns exercícios simples para melhorar a postura e aliviar dores no pescoço e nas costas.

Para aliviar a tensão no pescoço 1

 

Para aliviar a tensão no pescoço 2

Para aliviar a tensão na lombar 1

Para aliviar a tensão na lombar 2


Para aliviar a tensão na lombar 3


Para melhorar a postura 1


Para melhorar a postura 2


Para trabalhar a musculatura do abdômen 1


Para trabalhar a musculatura do abdômen 2

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