As 10 tendências fitness para 2019: escolha a sua!

Por Angélica Banhara

Passadas as férias de janeiro está na hora de colocar em prática as promessas para este ano. Para muita gente, começar (ou voltar) a praticar uma atividade física lidera o ranking. Se você ainda não encontrou um exercício para chamar de seu, procure experimentar algo diferente. As academias, estúdios e clubes oferecem hoje um leque extenso de atividades, que vão muito além da corrida e da musculação. Para inspirar a sua escolha, segue a lista das 10 principais tendências fitness segundo o American College of Sports Medicine, (ACSM), uma das entidades esportivas mais respeitadas do planeta.

  • 1. Tecnologia wearable: inclui os aparelhos e dispositivos tecnológicos que podem ser “vestidos” para auxiliar a prática de atividade física e a manutenção da saúde. Por exemplo: relógios e pulseiras que monitoram o batimento cardíaco, medem a distância e a velocidade da caminhada ou da corrida.
  • 2. Treinos e aulas em grupo: pelo fator motivacional, pois de turminha sempre fica mais divertido.
  • 3. HIIT: sigla em inglês para treino intervalado de alta intensidade, que intercala, em uma mesma sessão, períodos de atividade muito intensa com pequenos intervalos de descanso. A proposta é aumentar o gasto calórico e melhorar condicionamento físico em treinos mais curtos, que duram de 12 a 30 minutos.
  • 4. Programas para idosos: com o aumento da expectativa de vida, as pessoas estão buscando se cuidar e se manter ativas para envelhecer com qualidade de vida.
  • 5. Treinamento com peso do próprio corpo: a proposta é melhorar o condicionamento físico e trabalhar os músculos do corpo todo com exercícios como agachamento, afundo, flexão de braços, prancha, abdominais… É barato, eficaz e pode ser feito em qualquer lugar (parque, salão do prédio, estúdios, sala de aula), com orientação de um educador físico.
  • 6. Instrutores certificados em métodos diferentes: aulas como Superioga, Ballet Fitness, Zumba, Fit Dance e Crossfit exigem que os professores passem por um treinamento especial e requerem um certificado para serem ministradas. Um ponto comum entre esses métodos é aumentar a motivação dos praticantes.
  • 7. Ioga: as várias modalidades atendem a diversos perfis de pessoas e oferecem inúmeros benefícios. Além de conectar o físico, o mental e a respiração, aumenta a concentração, alivia o estresse e a ansiedade. Algumas modalidades trabalham força, flexibilidade e fôlego.
  • 8. Treinar com personal: se exercitar com um profissional que desenvolve um programa de exercícios focado nas suas necessidades e que acompanha de perto seus resultados vai ajudá-lo a atingir os objetivos.
  • 9. Treinamento funcional: baseado em movimentos que fazem parte do nosso dia a dia (correr, pular, agachar), trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo e melhora a resistência, a força, a flexibilidade, a postura e ajuda na perder peso.
  • 10. Exercício como “remédio”: segue uma iniciativa chamada “Exercise is medicine”, que encoraja os médicos a recomendarem a atividade física como parte do tratamento e prevenção de doenças.

Mais uma prova da importância do exercício para a saúde e a qualidade de vida!

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