Promessas de saúde para 2019

Por Edimilson Migowski

Quem nunca aproveitou o Réveillon e a chegada de um novo ano para fazer promessas? E a lista, tenha o tamanho que for, invariavelmente contempla itens como emagrecer, fazer exercícios físicos, dormir melhor, ter uma alimentação mais saudável e por aí vai. Mas, na maioria das vezes, esses desejos não resistem às primeiras semanas do ano novo. Por isso, é importante manter o foco, estabelecendo metas tangíveis. Ao longo desta coluna, darei dicas para quem deseja cumprir as promessas de uma vida mais saudável em 2019.

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Dicas de alimentação

Beber água, sucos ou investir em alimentos que sejam ricos em água e fibra. É importante para manter a hidratação do organismo e garantir o funcionamento eficaz de todas as funções do corpo. Priorizar os alimentos naturais: esqueça ou reduza os produtos industrializados e comidas prontas, dê preferência por preparar o seu alimento e, quem sabe, até cultivar a sua própria horta em casa. Coma mais frutas, pois elas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e tantos outros nutrientes responsáveis por fazer com que o corpo desempenhe suas funções corretamente. Por isso, varie no consumo e inclua, pelo menos, duas vezes ao dia nos seus lanches e refeições.

Atividade física               

Essa talvez seja a promessa mais frequente em qualquer lista de desejos. Também é a mais facilmente abandonada. Quanto mais minucioso for o seu planejamento, mais comprometido você fica e mais chances de sucesso tem. Do contrário, sua meta corre o risco de se tornar vaga e inalcançável.

Lembre-se, com meia hora de atividade física aeróbica (caminhada, por exemplo), três vezes por semana, você não será mais sedentário. Um excelente 2019 para todos, levante, sacode a poeira, dê a volta por cima e na praça! Fique bem, cuide-se bem!

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