Precisamos falar sobre poluição

Por Pro Coletivo

Invisível e silenciosa, ela chega a passar despercebida. Mas está aí, nas cidades brasileiras, cada vez mais forte. Apenas na capital paulista, a poluição do ar mata 11 mil pessoas por ano. Estudos recentes da USP (Universidade de São Paulo) indicam que ela irá causar 250 mil mortes nos próximos 15 anos no país – 25% delas somente na cidade de São Paulo.

E o que fazer? Mudar os nossos hábitos, o nosso estilo de vida. No Brasil não existem políticas públicas e iniciativas de curto prazo para reduzir a poluição, como acontece lá fora. Na Europa, medidas como o pedágio urbano para quem usa carros e o estímulo ao transporte coletivo e ativo são questões sérias, pois abrangem a saúde das pessoas.

Lista de intenções

Por isso, precisamos fazer a nossa parte. De que jeito? Evitando o carro o máximo que pudermos. Sim, ele é o maior responsável pela emissão de poluentes nocivos. Segundo pesquisa do IEMA (Instituto de Energia e Meio Ambiente) em São Paulo, os carros levam 30% dos passageiros, mas respondem por 73% das emissões na capital paulista.

Nesse final de ano, em que fazemos a nossa lista de intenções e mudanças para 2019, vamos incluir também cinco promessas para melhorar a qualidade do ar e a nossa saúde:

1. Não ir de carro à padaria da esquina. Parece piada, mas grande parte dos brasileiros tem esse hábito. Que tal ir a pé? Usar o carro com inteligência e parcimônia e adotar o transporte ativo (bike e caminhada) no dia a dia irá tornar sua vida mais saudável. E dá até pra dispensar a academia.

2. Evitar o carro no horário de pico. O “acelera e freia” dos congestionamentos leva a um maior consumo de combustível e, em consequência, a mais emissões. De acordo com estudo do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP, as emissões de gases tóxicos aumentam muito em velocidades abaixo de 20 km por hora.

3. Levar os filhos à escola a pé ou de transporte coletivo. O entorno do bairro e as próprias crianças irão agradecer por esse “respiro”. Você já pensou que a escola não deve ser um lugar com tanto caos, buzina e poluição?

4. Oferecer carona quando sair de carro. Isso pode ser feito no trabalho ou no seu condomínio, com grupos pelo WhatsApp. A tecnologia está aí para isso.

5. Investir o dinheiro do carro. A economia feita com a venda do carro (e a ausência de seguro, estacionamento, combustível etc.) é considerável e protege o seu bolso. E andando a pé, de bicicleta, de patinete, de ônibus ou de metrô você contribui para a melhora da qualidade do ar.

Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo