Colunistas

Doenças do Verão

O verão está chegando, e, com ele, as altas temperaturas. Essa é a época mais quente do ano e também a que exige maiores cuidados com a saúde, pois o calor proporciona condições ideais para a ocorrência de algumas doenças. Para aproveitar a estação com menos problemas, devemos ficar atentos a algumas práticas de prevenção. Desidratação, insolação, dengue, intoxicação alimentar, bicho geográfico, conjuntivite, leptospirose, hepatite A e doenças de pele estão entre as mais frequentes.

PÍLULAS

Riscos elevados

Recomendados

A temperatura elevada em conjunto com o ar úmido, presente em várias regiões, auxilia na proliferação de patógenos característicos de diversas doenças, como vírus, bactérias e fungos. Além disso, por conta dessas temperaturas elevadas, os raios UV atingem o nosso organismo em maior intensidade, aumentando os riscos das doenças de pele.

Prevenção               

Beba de seis a oito copos de líquido por dia. Abuse de água e sucos naturais; consuma à vontade legumes, verduras e frutas. As saladas devem ser temperadas com azeite, vinagre e limão. Dê preferência aos alimentos ricos em vitamina C, pois esses têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável. É importante também a ingestão de frutas cítricas, como acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango, e de vegetais verde-escuros, como agrião, brócolis, couve, espinafre e rúcula; use óculos escuros de boa procedência, com proteção UVA/UVB e chapéu ou boné; usar protetor solar diariamente, principalmente nas áreas expostas. Mesmo assim, evite o sol entre 10h e 16h; use roupas leves, de cor clara e de tecido de algodão.

Quer saber mais sobre este assunto? Assista ao “Fique Bem” na TV Band, sábado, às 11h30, pois abordaremos este tema. Siga o @fiquebemoficial e @blogadrieleandrade e fique por dentro. Fique bem, cuide-se bem!

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos