Colunistas

Qual é a escola certa?

Escolher uma nova instituição de ensino para os filhos não é tarefa fácil. Seja porque a família mudou de bairro, seja por mudança de nível de ensino ou, ainda, por insatisfação com a escola atual. O fato é que muitos pais sentem-se perdidos diante de tantas opções e variáveis. Afinal, quais aspectos são mais importantes?

Diretora de escola, Ana Cristina Rocha Gonzaga lembra que os primeiros anos de vida escolar são muito importantes para o desenvolvimento da criança. Por isso, é bom ser cuidado na escolha. A Canguru reuniu uma série de dicas de especialistas que podem ajudar nessa hora. Confira abaixo os oito fatores que, segundo eles, precisam ser considerados.

1. Localização. A distância de casa até a escola é um item importante a se avaliar. Trajetos longos podem se tornar cansativos para os pais e a criança e virar até motivo de estresse em dias de muito trânsito.

Recomendados

2. Projeto pedagógico. É o documento que define a identidade da escola e trata de questões como a matriz curricular, o trabalho realizado em sala de aula e o uso da tecnologia pelos professores.

3. Metodologia de ensino. O ideal é que a escola use atividades para estimular o conhecimento e tenha compromisso com o desenvolvimento socioemocional do aluno.

4. Corpo docente. Um professor bem formado, que faz uso de estratégias diversificadas, faz toda diferença para o sucesso de seus alunos. Os pais devem perguntar sobre como é escolhida a equipe docente.

5. Gestão de conflitos. Casos de bullying, violência e indisciplina fazem parte da rotina de uma escola. Mas é essencial saber como a direção lida com eles.

6. Estrutura física. Vale observar o tamanho das salas de aula, o espaço aberto para recreação, a ventilação e a iluminação. Além, claro, da organização e a limpeza.

7. Alimentação. Se a escola fornece a alimentação, o cardápio diário deve estar disponível para os pais. O ideal é que ele seja elaborado por um nutricionista.

8. Comunicação. Os meios que a escola utiliza para se comunicar com os pais devem contribuir para o acompanhamento da rotina escolar dos filhos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos