Colunistas

Estressado neste fim de ano? Vá de aromaterapia

Trânsito, correria, chuva, nervos à flor da pele e a sensação de que não vamos dar conta do recado até o ano acabar. Como sobreviver sem um ataque de nervos? Ioga, meditação e… resolvi recorrer à Aromaterapia, que lança mão dos compostos aromáticos voláteis das plantas (os óleos essenciais) para restabelecer o equilíbrio do organismo.

«Os óleos essenciais são retirados de folhas, caules, flores, talos e resinas de plantas e exalam aromas que estimulam o sistema límbico do cérebro (responsável pelas emoções) atuando de modo natural para o equilíbrio e bem-estar físico e mental”, diz Rose de Azevedo, estudiosa do mundo dos aromas (está concluindo a formação em Aromaterapia na Bastyr University, EUA).

Veja os óleos essenciais que Rose sugere para o final de ano:

  1. LAVANDA: versátil, é o mais utilizado na aromaterapia. Indicado no combate ao estresse, tensão nervosa e insônia. Para no equilíbrio físico e emocional e clareza mental. Use à noite.
  2. ALECRIM: atua no sistema nervoso. Para aliviar fadiga mental, exaustão e dor de cabeça, melhorar a memória e a concentração. Use pela manhã.
  3. CAMOMILA: a camomila romana é indicada para desequilíbrios emocionais como raiva, impulsividade, ansiedade e nervosismo. É calmante, relaxante e indutora do sono. Alivia a depressão e a tristeza.
  4. YLANG YLANG: antidepressivo e tranquilizante, suaviza emoções negativas como tristeza, ansiedade, luto, medo, culpa, tensão e estresse. Melhora a autoestima, a confiança e a aceitação. Desperta a sensualidade.
  5. GERÂNIO: auxilia no equilíbrio hormonal. Ajuda no desapego e a ser mais flexível. Aliviar o estresse e combate a depressão e a ansiedade.

Como os óleos essenciais muito concentrados, não devem ser aplicados diretamente na pele. Antes, devem ser ser diluídos em óleo 100% vegetal (de semente de uva, girassol ou óleo de coco fracionado). Outra opção é usá-lo em difusor ou aromatizador elétrico de ambientes. Para uma orientação mais personalizada, consulte um aromaterapeuta.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos