Parada Cardíaca

Por Edimilson Migowski

Anualmente ocorrem mais de 200 mil paradas cardiorrespiratórias no Brasil, sendo que 50% dos casos são registrados em ambientes extra-hospitalares. A literatura internacional mostra que a ressuscitação cardiopulmonar feita por leigos treinados pode ser bem-sucedida entre 50% e 75% dos casos. Infelizmente, grande parte das pessoas desconhece como proceder para salvar alguém que esteja em parada cardíaca. Um estudo realizado com leigos por médicos da Universidade Federal de Juiz de Fora mostrou que 59% desconhecem o suporte básico de vida (massagem cardíaca) e, dos 41% que sabem o que é a técnica, somente 5,8% se sentem preparados para realizá-la.

PÍLULAS

Amigos pelo Coração

Foi pensando nesse cenário que a Casa de Saúde São José, hospital referência em cardiologia no Rio de Janeiro, desenvolveu a campanha Amigos pelo Coração. A campanha tem o objetivo de levar informação sobre parada cardíaca para o público leigo. A rápida e correta abordagem de pessoas nessa situação de gravidade máxima é determinante para o sucesso em reanimar a vítima e salvar a sua vida, por meio da realização da massagem cardíaca.

Como proceder?               

Após se deparar com alguém em situação de emergência, caso a vítima não responda ao seu chamado verbal ou tátil e se ela não estiver respirando, devemos considerar o quadro de parada cardíaca. Deve-se então pedir para alguém ligar para o 192 e iniciar, prontamente, a massagem cardíaca até o socorro chegar. Só assim teremos boas chances de salvar a vida dessas pessoas.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados com saúde? Se inscreva no canal Fique Bem no YouTube e assista aos programas. Siga o @fiquebemoficial e @blogadrieleandrade e fique por dentro. Fique bem, cuide-se bem!

Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo