O que o trabalho social ensina aos pequenos

Por Canguru no Metro

Para criar pessoas melhores para o mundo é preciso despertar nelas o desejo de ver outras pessoas bem, de se doar e contribuir com a sociedade. E é na infância que esses “desejos” precisam ser semeados.

É o que diz Jacqueline Lubaski. Pedagoga, hipnoterapeuta e coach, ela trata da importância do trabalho social para as famílias como coautora do recém-lançado livro Coaching Para Pais Volume 2, da editora Literare.

Jacqueline explica que trabalho social é uma iniciativa que contribui para a inteligência emocional dos pequenos. E inteligência emocional é a capacidade de perceber, avaliar e expressar emoções com precisão. A capacidade de acessar ou gerar sentimentos quando estes facilitam o pensamento. Num trabalho social, os pais têm a chance, por exemplo, de perguntar ao filho: o que você sente quando entrega seu brinquedo para uma criança no orfanato?

Quando os pais trabalham as emoções com os filhos, podem, sim, gerar sentimentos que vão agir profundamente no desenvolvimento emocional e intelectual, preparando as crianças para uma vida mais realista e que valha a pena.

EXPERIMENTE!

Se você nunca propôs um trabalho social (qualquer tipo de ação voluntária e solidária) para seus filhos, experimente. Envolva os pequenos desde o planejamento. Proponha um projeto gentileza em família. Pergunte a eles como poderiam ajudar outras pessoas, o que eles gostariam de fazer. Não tolha a criatividade dos pequenos, deixe os viajar nas possibilidades. Depois faça uma votação para escolher o projeto da família.

Jacqueline garante. Antes mesmo de sair de casa para colocar o plano em ação, os filhos já terão tido muitas lições. Tanto quanto fazer o bem por outras pessoas, você estará fazendo um bem pela sua própria família. Criando um tipo de conexão baseada em valores que será importante ao longo na vida, na relação entre pais e filhos. Essa, diz a especialista, não é uma missão que os pais podem delegar para as escolas. São eles que precisam assumir a responsabilidade

Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo