6 passos para melhorar sua postura hoje

Por Angélica Banhara

Você já parou para prestar atenção na sua postura? Com qual dos desenhos abaixo você se identifica?

Postura coluna angélica vale

"Uma boa postura evita dores nas costas, no pescoço, nos ombros e nos joelhos e previne possíveis desvios de coluna. Além disso, garante um aspecto mais esbelto e saudável”, diz a personal trainer Cau Saad, formada em Educação Física e pós-graduada em Metodologia do Treinamento Esportivo.

Outros benefícios de manter a coluna no lugar:

  • Previne problemas musculares (evita sobrecarga dos ossos e músculos);
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Melhora a digestão (descomprime o estômago e o intestino) e a circulação sanguínea.

Incluir a atividade física na rotina é o primeiro passo para manter nosso corpo fortalecido (principalmente a musculatura que sustenta a coluna) para as tarefas diárias, como pegar objetos do chão ou em cima do armário e permanecer sentado em frente ao computador.

Algumas dicas simples, no entanto, podem nos ajudar a melhorar a postura no dia a dia. Veja as sugestões de Cau Saad:

  • 1 – Em pé, sentado ou em movimento, mantenha o abdômen sempre contraído, como se quisesse encostar o umbigo nas costas.
  • 2 – A posição correta do pescoço para não sobrecarregar a cervical é com o olhar no horizonte e queixo paralelo ao solo.
  • 3 – Para alinhar os ombros, cruze os dedos das mãos atrás das costas e leve-os em direção ao solo, abrindo o peito.
  • 4 – Não leve a bolsa sempre do mesmo lado: alterne os ombros ou, de preferência, use mochila.
  • 5 – Quando estiver parado, distribua o peso do corpo nos dois pés paralelos, evitando apoiar todo o peso numa perna só.
  • 6 – Para relaxar a lombar: no fim do dia, deite-se no chão ou na cama, flexione os joelhos e apóie os pés separados na largura dos quadris. Abra os braços na linha dos ombros, com a palma das mãos voltadas para baixo. Procure sentir as costas inteiras no solo. Respire lenta e profundamente algumas vezes, sentindo o abdômen dilatar quando inspira e murchar quando solta o ar.
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