Colunistas

Dez razões para ir a pé

Realmente, não somos bípedes por acaso. A postura ereta e a cabeça erguida do Homo erectus, que já tinha o cérebro mais desenvolvido e melhor raciocínio do que sua espécie anterior, o Homo habilis, possibilitavam a visão dos inimigos e a fabricação de ferramentas.

Esses primeiros bípedes foram abrindo caminhos evolutivos para nós, os Homo sapiens. E hoje nos esquecemos desse atributo tão importante, que traz inúmeros benefícios, olhe só:

  1. Caminhar diariamente até o trabalho faz bem não só para a sua saúde (e a de sua cidade, porque não polui), como para o seu bolso.
  2. Favorece as relações interpessoais. Andar com os filhos até a escola ou com os amigos na hora do almoço, entre outros exemplos, fortifica os vínculos e reenergiza os relacionamentos.
  3. Caminhar torna você mais engajado com o seu bairro e a sua cidade. E isso é bom para a coletividade: é muito mais gente percebendo as qualidades e os defeitos do espaço à sua volta, e levando isso à esfera pública.
  4. Aristóteles já dizia que andar é a melhor forma de pensar. Isso porque a atividade física promove a neurogênese, a produção de novos neurônios. Criamos novas conexões intraneurais pelo aprendizado de movimentos novos.
  5. Você pode conhecer pessoas e lugares incríveis caminhando (eles se tornam mais acessíveis). O caminhante esquadrinha toda a cidade passo por passo: nota mais a natureza, a arquitetura, as belezas e as novidades da metrópole.
  6. E você pode andar – e pegar gosto por essa atividade – com a ajuda de pessoas. A Corrida Amiga é uma rede de voluntários que auxilia as pessoas a se deslocar a pé nas cidades. Você pode se inscrever pelo site e pedir um voluntário, que irá acompanhá-lo nos primeiros trajetos (corridaamiga.org).
  7. Andar é um vício do bem, que só traz coisas boas. Os andarilhos contumazes, que trocaram o carro pelo tênis, têm mais energia e bom humor.
  8. Fortifica o corpo como um todo, beneficia o coração e traz vantagens na função imunológica, ajudando a proteger contra gripes e resfriados.
  9. Ajuda a emagrecer: uma pesquisa de Harvard revela que essa atividade, quando feita diariamente e de forma acelerada, neutraliza os genes promotores do peso.
  10. Estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra, comprova que quinze minutos diários de caminhada são suficientes para baixar os níveis de ansiedade.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos