Colunistas

Não deixe a família para depois

Procrastinação é um comportamento humano bastante comum. Acontece com muitos no trabalho. Mas é ainda mais comum na vida familiar, entre pais e filhos, com consequências lamentáveis. Procrastinar é o ato de adiar, constantemente, a realização de uma tarefa, responsabilidade ou compromisso. E filhos que crescem ouvindo os pais dizerem frases como “depois eu termino”, “outro dia eu faço”, “só mais um minutinho” crescem repetindo esse padrão na própria vida.

Desde bem cedo, as crianças começam a encontrar motivos para, como os pais, procrastinar tarefas e deveres. Estão sempre dispostas a deixar uma coisa para depois porque surge algo bem mais motivador. E isso acontece porque o cérebro da criança não está maduro o suficiente para distinguir responsabilidades, tarefas, prazeres.

Segundo a psicóloga paulista Iara Mastine, o adiamento de tarefas pelos adultos pode estar relacionado a ansiedade, baixa autoestima, estresse ou sentimentos sabotadores. Ela explica que as pessoas não procrastinam apenas coisas que não gostam de fazer. Uma mãe, por exemplo, pode deixar de sair com as amigas ou ir ao clube para arrumar um armário ou limpar a casa.

Recomendados

Quatro passos para superar a procrastinação

  1. Faça uma auto-observação e identifique se está dando desculpas para não fazer uma determinada atividade em família.
  2. Identifique a fonte da procrastinação: desmotivação, estresse, excesso de compromissos ou falta de objetivos?
  3. Defina estratégias para vencer o hábito de adiar as coisas. Agende os compromissos com a família, organize por prioridade.
  4. Tenha metas, objetivos e combinados para você e para seus filhos.

Iara Mastine garante: quando pais conseguem identificar o que é prioridade para a família, a motivação cresce e não há procrastinação que os impeçam de realizar os combinados. Até porque a realização de uma tarefa pré-estabelecida gera produção de endorfina e, consequentemente, uma deliciosa sensação de prazer. É a famosa sensação do dever cumprido, que faz bem para adultos e pequenos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos