Colunistas

Para educadores que querem transformar

Divulgação

Empatia, trabalho em equipe, criatividade, protagonismo. Defendendo  esses valores, oito escolas do país conseguiram fazer a diferença na vida de seus alunos e tiveram suas experiências retratadas na série “Corações e Mentes, Escolas que Transformam”. Dirigido por Cacau Rhoden e dividido em quatro capítulos, o recém-lançado documentário mostra como instituições de seis estados (São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará e Amazonas) repensaram seus processos de ensino e aprendizagem.

ANÚNCIO

Graças às mudanças, essas escolas tornaram-se espaços de estímulo à transformação social. Em depoimentos emocionantes, o documentário mostra como os alunos das instituições de ensino – crianças, jovens e adultos – se tornaram criadores de novas formas de ser e pensar. E como conseguiram colocar em prática mudanças cruciais em suas vidas e suas comunidades.

“Na minha escola, eu aprendo a conviver com quem é diferente e, na verdade, percebo que nem é tão diferente assim”, conta Victoria Laguna, estudante de 12 anos.

Recomendados

“Eu aprendo que o diferente não é ruim, é lindo.” A adolescente é uma das entrevistadas no primeiro capítulo da série, batizado de “O Universo dos Outros”.

Acesso liberado

O trabalho em equipe usado como ferramenta de resolução de conflitos é o tema do segundo episódio “Eu, você e o mundo todo”. Já o terceiro episódio, “A Invenção Nossa de Cada Dia”, mostra que a criatividade é uma competência que pode ser aprendida e cultivada nas escolas. Por fim, o quarto episódio, “A Voz e a Vez”, trata do protagonismo na educação formal: como ele estimula o poder transformador que existe em cada estudante, em cada educador, em cada gestor e em cada família.

Para educadores que pretendem de fato transformar a vida de seus alunos, trata-se de um documentário imperdível. Numa homenagem aos professores, cujo dia foi celebrado ontem (15 de outubro),  a Maria Farinha, produtora do filme, liberou o acesso gratuito ao primeiro capítulo. Até o próximo domingo (21 de outubro), para assistir, basta acessarwww.videocamp.com/campaigns/semana-dos-educadores

Tags

Últimas Notícias