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Networking: Você sabe fazer? (Credibilidade)

Hoje estamos no segundo texto da série. Se você não leu o primeiro, acesse o blog no site da Selecta (www.selecta-es.com.br). Tem tudo lá!

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Ter credibilidade é ter e dar crédito para alguém. Em uma conta bancária, por exemplo, como você ganha créditos e bonificações? Você precisa fazer algo para receber crédito em troca. Esse é o maior sentido da gratidão, mas também da economia. Muitas pessoas não percebem a gratidão dessa maneira e só querem sugar, receber ou ganhar. Esses verbos não geram retorno, nem rentabilidade. O prazer ou retorno a curto prazo pode ser o princípio de um fracasso total.

No estágio da ‘Credibilidade’, as mulheres e os homens têm perspectivas diferentes, observação comprovada em um estudo feito por Hazel Walker, junto à rede de networking mundial chamada BNI (Business Network International).

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Segundo Hazel, os homens são mais rápidos e querem passar diretamente para a etapa da “Rentabilidade”, o interesse é claro, direto e afoito. As mulheres, diferentemente, precisam de mais tempo, requerem conhecimento e confiança. Talvez, esse seja um dos motivos pelos quais as mulheres estão ganhando tanto espaço no mundo corporativo.

Vamos retomar o seguinte cenário: você estava presente em um evento de networking, conseguiu o cartão de visitas e agendou uma reunião com a pessoa que queria. Agora, é necessário ganhar credibilidade. Todo o seu histórico será importante, contudo, será mais importante descobrir o que fez ou pode fazer para ajudá-lo. Por isso, precisa se preparar antes do encontro. Estude sobre o seu contato, procure descobrir quais são as suas preferências, o que ele faz, onde tem sido reconhecido e quais são as afinidades entre vocês.

Outra observação: as palavras são como sal. Precisam ser ditas na medida certa. Se você as colocar em excesso, salgará e perderá a chance; quando deixá-las em falta, tornam-se sem objetivo, cairão no mesmo lugar. Cuide da sua postura, olhe firme, meça suas palavras, seja direto e aberto a escutar.

Então, quando estiver frente ao seu novo contato, procure ouvi-lo, faça perguntas mostrando-se interessado. Faça comentários sobre as conquistas dele e cite seus pontos incomum. Procure se aproximar, isso vai despertar a curiosidade dele.Lembre-se! Ofereça para receber. Assim, quando ele lhe perguntar, apresente suas conquistas e as correlacione ao negócio ou problema dessa empresa ou gestor.

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