Saúde do Idoso

Por Edimilson Migowski

O envelhecimento populacional é uma realidade mundial, e o aumento do número de idosos é certamente consequência do prolongamento da expectativa de vida, que se apresenta como fato inquestionável há mais de uma década. Esse fenômeno resultou em diversas mudanças sociais, estruturais e, principalmente, culturais, gerando demandas específicas da terceira idade. Para atendê-las, são necessários ações e projetos inovadores, a fim de aprimorar o atendimento dispensado a essas pessoas.

Pílulas

Cuidados

A queda é o acidente doméstico mais frequente e perigoso para os idosos. Isso pode acontecer por alterações físicas causadas pelo envelhecimento, por doenças ou efeito de remédios e também por fatores ambientais. Alguns deles são inerentes ao estado de saúde do idoso, tais como o controle postural, o equilíbrio, a visão, a audição e até mesmo a força muscular que podem estar comprometidos. Para evitar quedas, algumas dicas são: evitar que o idoso ande de meias; os calçados devem ter solados antiderrapantes; redes de proteção nas janelas e varandas; evitar o uso de tapetes e nunca deixar o piso escorregadio.

Qualidade de vida na 3ª idade               

Para melhor aproveitar a vida, o idoso precisa se manter ativo, adotar uma alimentação balanceada, preencher o tempo com atividades recreativas, interagir com a família, amigos etc. Ou seja, passar pelo processo de envelhecimento de forma ativa e saudável, priorizando a qualidade de vida. No sábado, às 11h30, na TV Band, saúde mental do idoso será o tema do programa “Fique Bem”. Cuide-se bem!

Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo