Colunistas

Campanha derruba eleitores indecisos em 35%

Apesar de ser a campanha mais curta da História, o período eleitoral teve grande impacto na redução do índice de eleitores indecisos, votos brancos ou nulos nas pesquisas. Segundo dados mais recentes do Ibope, Datafolha e Paraná Pesquisa e levantamentos anteriores à campanha, a queda no número de indecisos foi, em média, de 35%. Quem mais lucrou com a queda de indecisos foi Jair Bolsonaro (PSL).

ANÚNCIO

Antes da campanha

Em junho, o Ibope tinha 41% de nulos e indecisos, o Datafolha, 33% e Paraná Pesquisa de julho, 29,4%. (Registro 2265/18, 5110/18, 884/18).

Recomendados

Depois da campanha

Recentemente, nulos e indecisos caíram: 26% Ibope, 19% Datafolha e 21,8% no Paraná Pesquisa. (Registros 5221/18, 5596/18 e 2410/18).

Se deu bem

Jair Bolsonaro subiu de 17% para 26%. A soma dos quatro adversários principais aumentou de 29% para 37% desde junho.

Palavra de especialista

Segundo Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas, o eleitor está adotando o voto útil já no 1º turno. “Indecisos podem cair a 10%”, diz.

Moreira diz que é contra cartel dos combustíveis

O ministro Moreira Franco (Minas e Energia) causou estupefação ao  almoçar nesta segunda (17) com os donos do grupo Cosan, um dos que mais se beneficiaram da política que favoreceu a formação de cartel na distribuição de combustíveis. Mas reafirmou posição sobre o tema, segundo ele “clara” desde que foi secretário-geral da Presidência da República. Moreira lembrou inclusive que mobilizou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a ação dos cartéis.

Pela concorrência

O ministro Moreira sinalizou apoio à venda direta de etanol aos postos, ao defender a concorrência, a regionalização e a descentralização.

Apoio ao Cade

Ele disse apoiar a “solução técnica” do Cade, que
é favorável à venda direta de etanol aos postos,
“em fase final de decisão.”

Sem medo de indigestão

Moreira disse ainda que foi “adequado e útil” almoçar com Rubens Ometto et caterva: “conhecem o setor e têm influência sobre ele”.

Linha auxiliar

Até parece combinado: a campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) para presidente não incomoda o PT, deixando de lembrar as ladroagens descobertas pela Lava Jato, enquanto ajuda a tirar votos de Bolsonaro.

Além dos 30%

Segundo levantamento do banco BTG Pactual/FSB (registro no TSE BR-06478/18) Jair Bolsonaro já ultrapassou a marca de 30% das intenções de voto, no cenário espontâneo. No estimulado, vai a 33%.

Gilmar documentarista

Incansável, o ministro Gilmar Mendes, do STF, tem entrevistado personalidades, que de alguma maneira participaram da Constituinte de 1988, em um documentário sobre os 30 anos da Constituição. Já entrevistou 19 pessoas, entre elas Fernando Henrique Cardoso.

Perdeu, playboy

O pelanco de ditador da Guiné Equatorial, em poder de quem a Polícia Federal apreendeu valores e relógios que totalizam de R$ 68,2 milhões, é figura carimbada em hotéis de São Paulo pelas farras que promove.

Política no DNA

Neto do saudoso senador e ministro pernambucano Marcos Freire, o Rodrigo Freire é candidato a deputado federal em Brasília pelo Partido Novo. Ele preside a Abrasel, entidade de bares e restaurantes do DF.

Urna for export

Pesquisa do instituto Idea Internacional, de Estocolmo (Suécia), citada pelo TSE, mostra que 32 países se utilizaram de “partes” da tecnologia da urna eletrônica brasileira, incluindo Suíça, Canadá, Austrália e EUA.

FAB mandou bem

O Esquadrão Tracajá da FAB resgatou neste sábado um bebê prematuro em Conceição de Araguaia (PA). A equipe adaptou uma incubadora em um Cessna Caravan e o levou a uma UTI em Belém.

Manuela quem?

A candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT) é Manuela D’Ávila (PCdoB), mas nas redes sociais da campanha petista o candidato de fato é Lula: só ele aparece nas peças publicitárias.

Pergunta na carceragem

O Lula que presidente não sabia de nada é o mesmo que, agora presidiário, comanda a campanha do PT do xilindró?

Tags

Últimas Notícias