Top 10 alimentos para combater o envelhecimento

Por Angélica Banhara

A gente sabe que um alimento isoladamente não faz milagre. Mas boas escolhas podem transformar o carrinho do supermercado em um aliado da saúde por dentro e por fora. “Os alimentos antioxidantes, por exemplo, combatem os radicais livres, evitando o desgaste das células, ajudando na regeneração dos tecidos e prevenindo o envelhecimento precoce”, afirma a nutricionista Paula Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. Veja, a seguir, os alimentos campeões para uma pele saudável: alguns ainda ajudam a amenizar os danos causados pela exposição ao sol!

Chá-verde: os polifenóis, presentes em grande quantidade nas folhas da Camellia sinensis, são famosos pela faxina que promovem no organismo, mandando embora as toxinas e os radicais livres. Como esses dois vilões costumam apagar a beleza da pele e abrir caminho para manchas e rugas, é recomendado beber de 3 a 4 xícaras por dia.

Castanhas: a castanha-do-brasil é rica em vitamina E, antioxidante poderoso que, além de manter a pele luminosa, protege a saúde coração. Duas castanhas por dia ou um mix de uma castanha, uma noz e uma amêndoa são suficientes.

Frutas vermelhas: açaí, amora, pitanga, uva roxa, mirtilo e framboesa contêm altas doses de antocianinas. Elas neutralizam o efeito dos radicais livres e evitam o envelhecimento precoce. Também previnem os melasmas, as manchas escuras do rosto. Coma cinco unidades/dia.

Acerola: ela vem abarrotada de vitamina C, nutriente que contribui para a formação de dois aliados da beleza: o colágeno e a elastina. O primeiro mantém a firmeza da pele enquanto a elastina, como o nome sugere, garante sua elasticidade. Como o corpo precisa de ambos, crie o hábito de comer diariamente duas acerolas, uma laranja ou mexerica ou meia goiaba. Os sucos devem ser consumidos assim que preparados, pois a vitamina C se degrada rapidamente.

Iogurte: ele reforça a imunidade da pele, ajudando a prevenir a formação de manchas por exposição solar. Os que contém probióticos têm benefícios extras, pois contribuem para a saúde intestinal. Coma uma porção por dia.

Folhas verde-escuras: espinafre, couve, brócolis e rúcula também têm ação antioxidante. A dica é consumir um prato por dia.

Tomate: o licopeno, responsável pela cor avermelhada, auxilia na proteção da pele contra os raios ultravioleta do sol. Ele também atua nas fibras de colágeno e contribui para a renovação celular. O ideal é comer um tomate maduro, de preferência orgânico, pelo menos três vezes por semana, com um pouco de azeite extravirgem, que ajuda a melhorar a absorção do licopeno.

Sardinha: ela é rica em ômega-3, um antioxidante natural que contribui para uma pele mais macia e luminosa, além de prevenir o surgimento de manchas. Inclua-o no prato três vezes por semana. O salmão de águas profundas também é ótima fonte desse nutriente.

Melão cantaloupe: o tom alaranjado desta fruta indica que ela é rica em betacaroteno, outro nutriente que exerce função fotoprotetora. Além de barrar a ação negativa da radiação solar, a fruta é rica em vitamina A, que reforça as defesas da pele. Consuma uma fatia ao dia ou alterne com uma cenoura, dois damascos secos ou duas colheres de abóbora cozida.

Soja: as isoflavonas presentes no grão estimulam a renovação celular. O resultado é que as rugas demoram a aparecer, a pele fica mais hidratada, a textura melhora e ainda é possível prevenir manchas e ressecamento. A dica é consumir 25 g de proteína de soja ou tofu (queijo de soja) por dia.

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