O que a maternidade de muitos ensina

Por Ivana Moreira

Você tem dois filhos e quase fica louca para dar conta de tudo? Já se imaginou com três, quatro ou cinco crianças em casa? E com sete? Essa é a realidade de Julyana Mendes, de 41 anos. O filho mais velho da engenheira civil já tem 24. A mais nova, 3. Se no passado, ser mãe de sete era comum, hoje é uma raridade. O que tornou a baiana que hoje reside em Brasília numa celebridade da internet. Julyana tem mais de 250 mil seguidores no Instagram, com quem compartilha o aprendizado dessa maternidade de muitos.

A história dessa engenheira parece enredo de novela. Não, ela não programou ter sete filhos. Aos 17 anos, ainda na faculdade, ela engravidou do namorado. Pedro Henrique nasceu, mas o relacionamento não vingou. Mais tarde ela se casou e teve dois meninos, Luís Felipe e João Eduardo. Três era um número bom, mas ela não conseguiu calar a vontade ser mãe de uma menina e resolveu recorrer às técnicas de fertilização in vitro para ter uma garotinha. Prevenida, implantou três óvulos. A chance de os três vingarem era de apenas 1%, mas…suas trigêmeas (Carolina, Fernanda e Eduarda) vão muito bem, obrigada. E são fofas. Com seis filhos em casa, o casamento foi quem levou a pior. Acabou. Julyana casou-se de novo com um fisioterapeuta sem filhos.  Pouco mais tarde, chegou Bia para completar a família.

Autoconhecimento e cura

A engenheira é quem leva os seis filhos às escolas pela manhã (sim, o carro dela é um van). Julyana reconhece que conseguir tempo individualizado para cada um dos integrantes da família, não é tarefa fácil. Mas conta que aprendeu a entender as necessidades de cada filho para estar presente nos momentos em que realmente (e só ela) é necessária.

“A maternidade é um processo de autoconhecimento e cura”, diz Julyana. Ela conta que precisou se conhecer melhor – seus limites, suas fraquezas, seus traumas – para conseguir ser mãe de tantos. Qual o segredo para dar conta de ser mãe de sete? Julyana não tem dúvida: estar de bem consigo mesma para fazer escolhas sem culpa.  Em algumas áreas, você vai conseguir brilhar e ser uma supermãe. Em outras, não. Mas tudo bem.

Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo