Se tudo der certo, Senado pode ser 90% renovado

Por Cláudio Humberto

Além de dois terços das cadeiras do Senado (54 de um total de 81) estarem em jogo nas eleições deste ano, a renovação pode chegar a 73 vagas (90%): há 17 senadores no meio do mandato disputando governos estaduais, uma senadora tentando ser vice e outros dois na briga pela presidência e pela vice-presidência da República. Poderá ser a Casa legislativa com o maior índice de renovação em todo o país.

Vasta maioria

No total, 73 dos 81 senadores podem deixar o cargo este ano, o que representa 90,1% de todos os membros da Casa Alta do Legislativo.

Renovação será maior

Na eleição anterior, de 2010, em que dois terços das vagas no Senado foram disputadas, a renovação foi de 45,6%. Só 17 se reelegeram.

Presidenciáveis

A senadora Ana Amélia (PP-RS) será candidata a vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB). Alvaro Dias (Pode) é candidato a presidente.

Zona de rebaixamento

Enrolados nas investigações da Lava Jato, Aécio Neves (PSDB-MG) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) tentarão vaga na Câmara.

Presidente mais jovem do STF, Toffoli não voltará

Eleito o 48º presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) aos 50 anos, o ministro Dias Toffoli permanecerá na Corte, se quiser, pelos próximos 25 anos, mas não voltará a presidi-la. É que a prioridade será de quem ainda não ocupou o cargo, e no STF cinco ministros ainda não o presidiram. Sem contar os futuros nomeados para vagas a serem abertas. Haverá sempre um ou mais ministros à frente de Toffoli.

Cinco na fila

Ainda não presidiram o STF os ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

O mais jovem

A partir de 13 de setembro, Toffoli será o mais jovem presidente da história, incluindo o Império, quando era Supremo Tribunal de Justiça.

Expectativa boa

A expectativa do STF e entre advogados é de que será marcante a gestão de Dias Toffoli, assim como ganhou elogios ao presidir o TSE.

Corporação se manifesta

A dois meses das eleições, os deputados não deram quórum no Conselho de Ética da Câmara para votar a cassação de Nelson Meurer (PP-PR), condenado no STF por receber R$ 29 milhões em propina.

Assunção, dia 15

O presidente Michel Temer prometeu ir à posse do novo presidente do Paraguai, dia 15, e vai mesmo. Temer foi o primeiro presidente do continente a receber o convite pessoal de Mário Abdo Benítez.

Dez é pouco

O fiasco provocado pela desconstrução no Congresso do projeto das Dez Medidas Contra a Corrupção, de iniciativa popular, levou um grupo de entidades a apresentar outro pacote, com 70 medidas.

Primeira impressão na Band

Os candidatos a presidente estão afinando o discurso para o primeiro debate da campanha, promovido pela na Band nesta quinta (9), a partir das 22h. É que, para muitos, a primeira impressão é a que fica.

Alô, polícia

Lojas do aeroporto de Brasília seguiram a política criminosa da Petrobras de reajustes diários dos combustíveis: alegando que estão sujeitos a “preços internacionais”, cobram R$ 8 por uma água tônica.

Atualização da Lei de Drogas

Comissão presidida pelo ministro Ribeiro Dantas (STJ) apresentará em 120 dias à Câmara um anteprojeto para atualizar a Lei de Drogas e o sistema de Políticas Públicas sobre o assunto. O juiz federal Walter Nunes da Silva Jr, ex-presidente da Ajufe, integra a comissão.

Fechamento polêmico

Pesquisa da Toluna QuickSurveys revela que 45% dos brasileiros não concordam com o fechamento da fronteira com a Venezuela, contra a opinião de 30% dos entrevistados. Outros 25% não têm certeza.

Uma África, só que não

Atual cônsul-geral em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, José Augusto Silveira de Andrade Filho será embaixador do Brasil na Namíbia, país surpreendente que motivou uma gafe de Lula: “Nem parece África”.

Pensando bem…

…o debate desta noite, na Band, vai distinguir as candidaturas de mentirinha, inclusive pela ausência, daquelas que são para valer.

claudio humberto Arte / Metro Jornal
Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo