Colunistas

Rotavírus e a diarreia aguda

A diarreia aguda é uma doença que pode ser causada por diferentes tipos de agentes etiológicos. Porém, o principal responsável por diarreia aguda grave em crianças com menos de 2 anos de idade é o rotavírus.

Altas concentrações desse tipo são encontradas nas fezes de pessoas contaminadas no período entre dois dias antes até 21 dias depois do aparecimento das manifestações clínicas. Esses microorganismos invadem e agridem as células que recobrem o intestino. As fezes ficam mais líquidas e ocorre aumento do número de evacuações por dia.

PÍLULAS
Tratamento
A infecção por rotavírus pode ocorrer mais de uma vez e praticamente 100% das crianças, até 5 anos de idade, já foi infectada pelo menos uma vez na vida. A diarreia por rotavírus costuma durar de cinco a sete dias, podendo em alguns casos durar duas semanas.

Recomendados

O tratamento consiste na manutenção da alimentação adequada para a idade. Nesse quesito, inclui-se o fato de que o leite materno nunca deve ser suspenso, pois é um alimento natural, além de fornecer proteção imunológica. Além disso, a medida mais importante é manter a pessoa hidratada, fornecendo uma maior quantidade de líquidos.

Sinais de desidratação
Devemos procurar os seguintes sinais de desidratação: boca seca, diminuição da quantidade de urina, perda pelo interesse em atividades habituais, choro sem lágrima, irritabilidade intensa, moleira funda, entre outros. Caso seu filho tenha esses sinais e sintomas, procure um médico com certa urgência. Fique bem, cuide-se bem!

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos